Guia para gestantes ganha nova impressão

Notícia
Notícias
sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O uso seguro de anestésicos, a cesárea e os antibióticos são exemplos de alguns avanços acontecidos no século XX que diminuíram os riscos para a saúde da mulher e da criança durante o parto. Mas o uso indiscriminado e abusivo de toda esta tecnologia também representa um perigo, podendo deixar sequelas físicas e emocionais. A proposta de Parto normal ou cesárea?, que acaba de ganhar nova impressão, é oferecer informações às mulheres para que elas possam decidir com segurança e tranquilidade sobre qual tipo de parto é o mais adequado, levando em consideração suas condições biológicas, psicológicas e sociais. 

A obra procura conscientizar as mulheres que, às vezes, o caráter ritual da tecnologia médica significa submeter as necessidades da parturiente aos interesses institucionais e profissionais dos hospitais e médicos. Também fala de uma mudança estética e cultural do parto, de uma patologia a ser remediada ou uma tortura para as mulheres imposta pelo pecado original para algo saudável e emocionante.

Dividido em cinco capítulos, começa discutindo o direito que as mulheres têm sobre como irão dar á luz. Daí, passa para a questão do parto normal x cesárea, analisando as evidências científicas sobre o tema, o que é mais seguro para a mulher e o bebê, a vida sexual após o parto e a satisfação da parturiente. Depois, fala sobre como planejar o parto (da escolha do médico aos exercícios físicos, passando pelo plano de parto e como lidar com a dor), as escolhas para uma boa cesárea quando ela se faz necessária, e a presença do pai. Inclui um glossário de termos como episiotomia, período expulsivo e apgar, além de uma lista de endereços eletrônicos, livros e vídeos com informações atualizadas sobre tema.

Sobre as autoras – Simone G. Diniz é médica, mestre e doutora em Medicina Preventiva e professora do departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP. É fundadora e integrante do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e da Rede pela Humanização do Nascimento (Rehuna). Ana Cristina Duarte é bióloga graduada pela Universidade de São Paulo, doula (acompanhante de parto) e educadora perinatal. Foi uma das idealizadoras das iniciativas Amigas do Parto e Doulas do Brasil. Coordena grupos de gestantes e cursos de capacitação de doulas e educadoras perinatais em São Paulo.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp