História para crianças sobre os povos originais do Brasil recebe segunda edição

Notícia
Notícias
segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Publicação ricamente ilustrada tem como objetivo estimular a imaginação e a curiosidade do pequeno leitor em direção a outros tempos e espaços

Quem eram os habitantes do Brasil antes do descobrimento? “Muitas pessoas, hoje em dia, se perguntam de onde eles teriam vindo e de que forma, pois as Américas se encontravam separadas dos outros continentes pela imensidão dos oceanos. Atlântico de um lado e Pacífico do outro. Você sabe de onde eles vieram?”, o historiador Pedro Paulo A. Funari instiga a curiosidade infantil sobre como os índios teriam chegado às Américas, especialmente ao Brasil. Sob coordenação de Ernesta Zamboni, com um texto sintético, direto e bem escrito aliado a ilustrações apaixonantes de Isabel Voegeli Stever e projeto gráfico de Mari Pini, Os antigos habitantes do Brasil chega à segunda edição pela Editora Unesp.

No texto há reflexões profundas sobre as populações autóctones do Brasil e seus modos de vida: da idade da pedra lascada há 10 mil anos à grande transformação causada pela chegada dos colonizadores portugueses à costa do que seria o Brasil a partir do século XV. Os textos são “escritos de forma simples e criativa por historiadores empenhados em construir histórias que despertem nas crianças o prazer da leitura”, segundo a coordenadora do projeto, Ernesta Zamboni.

E as imagens ocupam lugar de destaque na empreitada editorial. “As ilustrações que complementam os textos foram escolhidas e organizadas de forma a estimular a imaginação e a curiosidade do leitor em direção a outros espaços, tempos e formas de convivência humana”, explica a coordenadora.

A todo momento, a criança é convidada a participar da jornada e extrapolar a leitura para sua vida. “Você já pensou em ser arqueólogo?”, questiona o autor. “O arqueólogo identifica sítios arqueológicos, os locais onde se encontram vestígios antigos. Trabalha também em museus, estudando os vasos de cerâmica, os artefatos de pedra ou de ossos. Dessa forma, descobre-se como viviam os homens no passado, como eram seus costumes e seus sentimentos.”

Sobre o autor - Pedro Paulo A. Funari é historiador, doutor em arqueologia e professor livre-docente da Unicamp. Como arqueólogo, realizou pesquisas em vários países, como Espanha, Itália e Inglaterra. No Brasil, coordenou as pesquisas arqueológicas no Quilombo de Palmares, em Alagoas, e atua como pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É autor de livros em que divulga suas pesquisas e reflexões para crianças e adultos.

Título: Os antigos habitantes do Brasil – 2ª edição
Autor: Pedro Paulo A. Funari
Coordenação: Ernesta Zamboni
Número de páginas: 56
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-393-0748-7  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp