Historiador investiga como antigos e modernos concebem e escrevem a História

Notícia
Notícias
segunda-feira, 7 de junho de 2021

Examinando um amplo referencial teórico, Marcos Antônio Lopes analisa como os registros historiográficos têm sido escritos nos últimos séculos e o espaço ocupado pela exemplaridade e pela retórica nesse meio 

O historiador grego Dionísio de Halicarnasso escreveu que um tratado histórico não deveria ser insípido, desprovido de adornos literários, mas também não deveria se confundir com a poesia, pois os exageros de linguagem ameaçavam torná-lo enfadonho. Como os historiadores se equilibraram – ou não – ao longo dos séculos sobre o fio desta navalha? Pois é na busca por responder a esta e outras questões que Marcos Antônio Lopes discorre em Um guia seguro para a vida bem-sucedida: exemplaridade e arte retórica no pensamento histórico moderno, lançamento da Editora Unesp.

Apoiado na longa tradição de buscar no caminho impresso pela palavra escrita, Lopes faz do ato de beber exaustivamente nessa fonte o grande ponto forte do livro. “A título de apresentação enxuta da obra, e a propósito de ilustrar (e justificar!) a longevidade da prática legítima de rapinar livros, reforço os argumentos mais recuados de Montaigne e de Burton anteriormente referidos, autorizando-me em palavras de maior atualidade: ‘Timeu era um pedante, [...] e criava livros de livros. Em uma palavra, era um de nós’”, provoca. “No esforço de tornar-me um bom ladrão das palavras, minha expectativa é que a obra constitua volume útil para leitores interessados por formas inatuais de conceber e de escrever história, até porque o domínio de antigas expressões do pensamento histórico permite-nos compreender, por contraste, as formas dominantes de hoje em dia.”

Ao longo de dez capítulos e um adendo, Marcos Antônio Lopes oferece ao leitor um desafiador arranjo de multicoloridos componentes da história clássica e moderna, em que reconhece com clareza e pertinência o quanto a matéria deve ao que ergueram outros historiadores, em um contínuo de referências encadeadas de uns aos outros. “A erudição como fundamento e a retórica como estratégia são armas poderosas no bico da pena dos pensadores, ao manusear os volteios e as estocadas das interpretações que expõem e defendem os autores”, escreve no prefácio Estevão de Rezende Martins. “A lucidez com que Lopes remete ao labor historiográfico antológico, em que determinado autor mais parece um compilador do que já disseram outros, permite entrever algo da acribia de Anthony Grafton ao dissecar o abracadabra da historiografia moderna: a nota de rodapé, aval de erudição e pedestal do rigor empírico, e não mero registro de marginália.”

“Se não deitei mais volume para corrigir pelo mérito da quantidade os defeitos da qualidade, as aparas do empreendimento levaram-me à composição de um volume derivado acerca das relações entre história e retórica, e mais um entorno de assuntos correlatos arrancados da primeira versão do manuscrito, que agora integram a segunda parte. Com material de demolição também se constroem livros!”, anota o autor. “Aliás, parafraseando um aforismo fisgado de Nietzsche, tentei de tudo para produzir textos respeitáveis; acabei gerando camundongos. Que venha, pois, a severa correção dos leitores críticos, e que se mande retornar à bigorna os versos mal torneados, conforme a justa exortação de Horácio.”

Sobre o autor – Marcos Antônio Lopes é doutor em História pela Universidade de São Paulo e professor na Universidade Estadual de Londrina. Organizou várias obras coletivas, entre as quais Fernand Braudel: tempo e história (Editora FGV), Historiadores de nosso tempo (Alameda Editorial) e A constituição da História como ciência (Vozes). É autor de Antiguidades modernas: história e política em Antônio Vieira (Edições Loyola), Voltaire político (Editora Unesp), Voltaire historiador (Papirus) e Voltaire literário (Eduel), entre outros títulos. 

Título: Um guia seguro para a vida bem-sucedida: exemplaridade e arte retórica no pensamento histórico moderno
Autor: Marcos Antônio Lopes
Número de páginas: 232
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-65-5711-044-7

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br