Horkheimer investiga os impasses do pensamento ocidental

Notícia
Notícias
quarta-feira, 30 de março de 2016

Expoente da Escola de Frankfurt busca entender como a barbárie e a desumanização se instalam em meio ao apogeu da razão

Em meados da década de 1940, o filósofo alemão Max Horkheimer questiona como evitar que a barbárie, representada pelo nazifascismo e então recentemente derrotada na Europa, retorne ao Ocidente. Para ele, o avanço dos meios técnicos de esclarecimento foi acompanhado por um processo de desumanização, de modo que o progresso ameaça anular o próprio objetivo que deveria realizar: a ideia de homem. O resultado de tais reflexões foram reunidas no livro Eclipse da razão, texto que a Editora Unesp lança em português com tradução de Carlos Henrique Pissardo e marca a estreia da Coleção Horkheimer. 

Seu objetivo declarado é “investigar o conceito de racionalidade subjacente à nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém defeitos que o viciam em sua essência”. Os textos coligidos em Eclipse da razão têm como origem palestras ministradas na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, nos anos 1940 – a mesma época em que redigia, com Theodor Adorno, a Dialética do esclarecimento.

Horkheimer toma como ponto de partida a diferenciação entre razão subjetiva e razão objetiva, sendo que a primeira se relaciona à faculdade de calcular probabilidades, de coordenar os meios com um fim, enquanto a segunda remete ao problema do destino humano, à organização da sociedade e à maneira de realização de fins últimos. Da tensão entre ambas, com o predomínio da razão subjetiva em relação à objetiva, emergiu um pensamento transformado em simples instrumento. O autor empreende, assim, uma profunda investigação sobre as intensas mudanças que o advento da industrialização, e com ela o predomínio da técnica, e da racionalização teve sobre a natureza humana, considerando também as implicações filosóficas destas mudanças.

Sobre o autor – Max Horkheimer (Stuttgart, 14 de fevereiro de 1895 – Nuremberg, 7 de julho de 1973) foi um filósofo e sociólogo alemão. Foi diretor e professor do Instituto de Pesquisas Sociais, conhecido como “Escola de Frankfurt”. Editor da revista do instituto, publicou diversos ensaios sobre os fundamentos da chamada "teoria crítica" sobre a sociedade contemporânea.

Título: Eclipse da razão
Autor: Max Horkheimer 
Tradução: Carlos Henrique Pissardo
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 207
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0614-5

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp