Inscrições abertas para o primeiro sorteio de livros do Programa Livro Permanente

Notícia
Notícias
quarta-feira, 28 de junho de 2023

Alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil podem participar dos sorteios semanais de clássicos da literatura e da cultura universal

A abertura das inscrições do Programa Livro Permanente 2023 ainda nem aconteceu e os alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil já podem ganhar livros para lerem durante as férias acadêmicas.

É desta forma que o grupo gestor do programa dá as boas-vindas aos selecionados e convida-os a se engajarem nessa viagem pelo mundo do livro e da cultura. As inscrições oficiais para o Programa Livro Permanente começam somente no dia 10 de agosto, quando os estudantes poderão selecionar dois títulos – de uma lista de 270 opções – para receberem gratuitamente na biblioteca de sua Unidade Universitária.

Entretanto, até lá, poderão ganhar mais um livro, por meio de sorteios semanais de títulos que vão integrar a lista oficial do programa.

Sorteios de aquecimento

Ao longo de todo o mês de julho, serão realizados sorteios às quartas-feiras de três livros de interesse geral, com títulos diferentes a cada semana. Para participar dos sorteios, o aluno habilitado (classificado no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil) deve preencher o formulário − disponível aqui − até a véspera de sua realização. A inscrição vale apenas para a rodada da semana.

Quem não for contemplado pode concorrer nas seguintes, desde que faça a inscrição no respetivo formulário, a ser divulgado no site do Programa Livro Permanente e no perfil da Coordenadoria de Permanência Estudantil no Instagram. Os resultados serão anunciados nesses dois meios e os livros serão enviados ao endereço indicado pelo aluno.

O primeiro sorteio acontece no dia 5 de julho, com inscrições até o dia 4.

Nessa rodada, serão sorteados os seguintes livros:

Contos da era do jazz
F. Scott Fitzgerald

Estados Unidos, após a Grande Guerra. Em cidades como Nova York, as festas não tinham hora para acabar. Esse momento de transformações amplas, com aquecimento da economia e efervescência cultural incomum, é o pano de fundo para estes Contos da era do jazz, publicados em 1922, que chegam ao leitor brasileiro em nova tradução.

O cortiço
Aluísio Azevedo

Romance de caracteres múltiplos, mas de destino coletivo, esta obra aborda temáticas pouco comuns para sua época – sexualidade, adultério, racismo, prostituição –, para expor os males da promiscuidade da vida de trabalhadores pobres, amontoados em habitações coletivas e submetidos à exploração inescrupulosa. Alegorizando o Brasil do século XIX, Aluísio Azevedo exprime a visão pessimista de sua época, marcada pela concepção determinista do meio físico.  

Enciclopédia – Metafísica
Denis Diderot e Jean le Rond d´Alembert

Este volume da Enciclopédia iluminista de Diderot e d’Alembert reúne verbetes dedicados a questões propriamente metafísicas – afinal, a Enciclopédia é conhecida, nos dias de hoje, como uma obra de Filosofia. O pensamento do século XVIII é profundamente marcado pela presença das doutrinas e conceitos de grandes filósofos do século anterior, não somente Bacon, Newton, Locke, que os enciclopedistas reclamam como predecessores diretos de seu próprio pensamento, mas também Descartes, Malebranche, Espinosa e Leibniz. É o período dito “moderno” da história da Filosofia. Pareceu justo que a revisão crítica, pelos enciclopedistas, de doutrinas de peso tão considerável, ganhasse destaque numa coleção como esta, voltada ao público em geral e aos leitores de Filosofia em particular.

Se você é aluno do programa de Permanência Estudantil, inscreva-se para o sorteio de 5 de julho aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br