'Introdução à epistemologia' ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A partir de sua experiência como filósofo e professor, bem como das dúvidas e contribuições dos alunos em sala de aula, Luiz Henrique de Araújo Dutra elaborou um livro diferenciado sobre as chamadas “teorias do conhecimento”. Introdução à epistemologia, que estava esgotado e acaba de chegar de nova impressão, rompe com as limitações cronológicas e examina de forma temática a contribuição das principais correntes epistemológicas e de seus nomes exponenciais. O racionalismo de Descartes, o empirismo britânico, em Hume, a filosofia crítica de Kant e o positivismo lógico do Círculo de Viena, em especial, de Rudolf Carnap, são algumas das linhas teóricas que Dutra resgata para pensar os desafios atuais desse campo de conhecimento. 

Na consideração dos filósofos contemporâneos, o autor não deixa de lado as bases nas quais estão apoiados. Quando enfocados os autores clássicos, os estudos levam em conta sua pertinência aos debates que hoje se travam, especialmente aqueles que tratam dos limites entre uma “teoria do conhecimento” e uma “teoria da investigação”. “O que desejamos, em suma, é tanto resgatar as contribuições do passado, a partir de Descartes, quanto analisar os desenvolvimentos presentes da epistemologia”, afirma Dutra.

Ao mesmo tempo didático e tensional, este livro se propõe a auxiliar alunos de graduação e também do início da pós-graduação em filosofia na tarefa abstrata de conhecer o conhecimento. Os pontos centrais das doutrinas filosóficas são relacionados com abordagens analíticas gerais, o que permite a compreensão não apenas da história, mas também das tendências e preocupações atuais da epistemologia. Cada um dos capítulos termina com um resumo, seguido de indicações de leituras complementares e de questões sobre o conteúdo assim como de temas para pequenas redações. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp