James Green faz conferência de abertura na IV Feira do Livro da Unesp e lança 3ª edição de 'Além do carnaval'

Notícia
Notícias
quinta-feira, 28 de abril de 2022

James Green
(Foto: Gabriel Capucho / Arquivo Pessoal)

O brasilianista James Green realizará a conferência de abertura da IV Feira do Livro da Unesp. O evento será transmitido pelos canais da Editora Unesp no YouTube e no Facebook, às 11h, no dia 2 de maio. O pesquisador lança a terceira edição revista e ampliada de sua obra, hoje clássica, Além do carnaval - A homossexualidade masculina no Brasil do século XX.

Participam também da live o reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pasqual Barretti, e o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.

Sobre o livro

Obra pioneira, Além do carnaval examina a realidade social e cultural da homossexualidade masculina no Brasil ao longo do século XX. James Green questiona a visão estereotipada de que a expressão desinibida e licenciosa do comportamento homossexual durante o carnaval comprova a asserção de que a sociedade brasileira tolera a homossexualidade e a bissexualidade na vida cotidiana. Sustentado por ampla pesquisa e sólida erudição, esta obra traz uma contribuição inestimável a uma área negligenciada da história social brasileira. Esta terceira edição, revista e ampliada, atualiza e aprofunda as análises das edições anteriores, cobrindo as últimas décadas do século XX, pródigas em lutas, conquistas, mas ainda repletas de desafios.

Sobre o autor

James Naylor Green é professor de História Moderna da América Latina e foi diretor da Iniciativa Brasil na Brown University, EUA. Especialista em estudos latino-americanos, Green é brasilianista, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBTQIA+.

Sobre a IV Feira do Livro da Unesp

A IV Feira do Livro da Unesp acontece de 2 a 8 de maio, em formato virtual. São mais de 150 editoras com milhares de livros dos mais variados gêneros: literatura infantil, juvenil, clássica e contemporânea, além de entretenimento, acadêmicos e profissionais, religiosos e outros. Tudo com, no mínimo, 50% de desconto sobre o valor de capa. Além disso, esta Feira conta com um cardápio cultural diversificado.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br