Jeffrey Lesser e Oswaldo Truzzi debatem imigração em simpósio gratuito na USP

Notícia
Notícias
sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Dois autores da Editora Unesp participam do debate de abertura do Simpósio Imigração e Raça no Brasil. Jeffrey Lesser lança  A invenção da brasilidade e Oswaldo Truzzi, Italianidade no interior paulistaO evento é gratuito e acontece na segunda-feira, 8 de agosto, às 9h30, no prédio de Filosofia e Ciência Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Na ocasião, as duas obras estarão com 30% de desconto.

Em A invenção da brasilidade: identidade nacional, etnicidade e políticas de imigração, o brasilianista Jeffrey Lesser trata a imigração como uma narrativa única desde o período colonial e não como uma sucessão de capítulos separados em que cada grupo apresentaria uma história própria e específica.

Quando uma obra que aborda um tema bastante estudado e comentado, como é o caso da imigração italiana, provoca o leitor e produz novas indagações, o campo todo se revitaliza e o horizonte de entendimento é ampliado. Tal efeito se verifica em Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950), em que Oswaldo Truzzi direciona suas pesquisas para as sutilezas desse processo.

Como afirma Angelo Trento no prefácio, o autor "propõe um tema até agora pouco questionado no Brasil pela historiografia imigratória e se interroga sobre os caminhos pelos quais os italianos [...] primeiro constroem e depois assimilam, em um período de setenta anos, uma identidade étnica própria, e sobre como isso incide sobre os descendentes e, até mesmo, sobre a sociedade que os acolheu".

Lançamento na FFLCH – USP
Data: Segunda-feira, 8 de agosto, às 9h30
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - FFLCH – USP - Sala 14
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo (SP)
Durante o evento, as duas obras estarão com 30% de desconto.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp