Jornal DCI indica a leitura de 'Italianidade no interior paulista'

Notícia
Notícias
sexta-feira, 20 de maio de 2016

O jornal DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) resenhou hoje o livro Italianidade no interior paulista, de Oswaldo Truzzi.

Confira abaixo a publicação ou clique aqui e acesse o link original:

Livro sobre 'italianidade' no interior de S. Paulo

O livro "Italianidade no interior paulista - Recursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950)", de autoria de Oswaldo Truzzi, docente aposentado do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, foi lançado em São Carlos.

Como importante referência no campo dos estudos migratórios, o livro, do professor Oswaldo Truzzi é resultado de uma longa pesquisa e a obra apresenta uma investigação não apenas da chegada de imigrantes italianos às lavouras cafeeiras, mas também do processo de constituição do sentimento de "italianidade" que se completou em terras brasileiras.

O prefácio, de Angelo Trento, define que o autor "propõe um tema até agora pouco questionado no Brasil pela historiografia imigratória e se interroga sobre os caminhos pelos quais os italianos [...] primeiro constroem e depois assimilam, em um período de setenta anos, uma identidade étnica própria, e sobre como isso incide sobre os descendentes e, até mesmo, sobre a sociedade que os acolheu".

Oswaldo Truzzi, que também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dedica-se principalmente aos temas da sociologia e da história social das migrações. Pela Editora Unesp, responsável pelo seu lançamento mais recente, o professor também já publicou "Patrícios - sírios e libaneses em São Paulo", "Atlas da imigração internacional em São Paulo (1850-1950)", "Roteiro de Fontes sobre a imigração em SP (1850-1950)" e "Repertório da Legislação Brasileira e Paulista Referente à Imigração", sendo estes últimos em coautoria. A obra "Italianidade" já pode ser adquirida pelo site da Editora Unesp: em www.editoraunesp.com.br.

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp