José de Souza Martins se debruça sobre a sociologia do desconhecimento

Notícia
Notícias
segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Nos textos presentes neste volume, o sociólogo explora possibilidades e limites da análise sociológica diante dessa epidêmica alienação, retrato real de um Brasil dividido 

Vivemos em uma sociedade regida por “urgências e impaciências”, que a tornam, em última análise, uma “sociedade do instante”. Diante do caráter fragmentário, móvel, veloz e instantâneo do mundo pós-moderno, a sociologia se torna mais do que nunca ferramental de combate à anomia, pavimentando caminhos mais seguros de reflexão, de conhecimento e autoconhecimento individual e coletivo. Para melhor compreender esse mundo de fronteiras cada vez mais borradas, o sociólogo José de Souza Martins explora possibilidades e limites da análise sociológica diante dessa epidêmica alienação, retrato real de um Brasil dividido, em Sociologia do desconhecimento: ensaios sobre a incerteza do instante, lançamento da Editora Unesp.

“O estudo sociológico do desconhecimento é relativo ao modo de conhecer-se da sociedade contemporânea, uma sociedade estruturalmente caracterizada por fatores ocultos necessários à sua reprodução como sociedade para a atualidade do capital”, explica o autor na apresentação. “É o preço que, sem saber, a sociedade paga pelo modo capitalista de produzir e pelo modo capitalista de viver e de pensar. A sociologia do desconhecimento de que trato é a sociologia do conhecimento de Karl Mannheim aplicada à realidade social dominada pela falsa consciência sem a qual a sociedade capitalista não pode se reproduzir.”

A partir de dois grandes eixos, Martins se dedica não ao que vem sendo chamado de sociologia da ignorância, que trata do que as pessoas ignoram ou de seu conhecimento pessoal deficiente. “Ao contrário, a sociologia do desconhecimento é a sociologia do que a sociedade e as pessoas que dela fazem parte conhecem e sabem sobre a realidade social, mas de um conhecimento enganadoramente lógico, que se expressa em um senso comum que não permite saber corretamente o que sobre ela pode ser conhecido, na medida em que orienta um modo de conhecer o real que encobre o que de essencial há nele. Por isso, trato aqui de coisa bem diversa de ignorância. Trato do conhecimento enganador que mediatiza a vida cotidiana como se fosse conhecimento verdadeiro.”

As características e especificidades brasileiras fazem do país uma espécie de laboratório do estudo sociológico sobre o tema. “A sociedade brasileira, que mudou muito nos últimos anos, vem se defrontando com questões novas que lhe propõem uma consciência social diferente, tanto a que se expressa em modalidades diversas de conhecimento cotidiano quanto a que se propõe ao e no conhecimento sociológico.”

“O método sociológico que aqui adoto é o da desconstrução do aparente para nele descobrir o que nos está sendo ocultado por nós mesmos em decorrência da socialização enganadora que todos recebemos e continuamos a receber”, propõe. “Este livro é um convite para que, pensando criticamente a sociedade, na busca e compreensão do que ela de fato é, deixemos entre parênteses nossas certezas sobre ela e mergulhemos no abismo das loucuras de seus mistérios com coragem e determinação científicas. O mergulho das descobertas.” 

Sobre o autor – José de Souza Martins é sociólogo. Professor Titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, da qual se tornou Professor Emérito em 2008. Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa, havendo sido eleito professor da Cátedra Simón Bolívar da Universidade de Cambridge e fellow de Trinity Hall (1993-1994). Em 2015, foi eleito para a Cadeira nº 22 da Academia Paulista de Letras. Autor de mais de duas dezenas de obras, publicou, pela Editora Unesp, o livro de crônicas O coração da Pauliceia ainda bate (2017, em coedição com a Imprensa Oficial), que em 2018 recebeu menção honrosa no Prêmio Abeu e foi finalista do Jabuti. 

Título: Sociologia do desconhecimento: ensaios sobre a incerteza do instante
Autor: José de Souza Martins
Número de páginas: 244 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 66
ISBN: 978-65-5711-076-8 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br