Lançamento de livros digitais reúne autores na Reitoria da Unesp

Notícia
Notícias
quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O diretor-presidente da FEU, Jézio Gutierre (à dir., com microfone)


A comunicação acadêmica por meio da publicação de livros em acesso aberto na web é um instrumento importante na difusão do conhecimento científico e a Unesp cumpre um papel fundamental nesse processo de ampliação da informação de base científica, em condições de liderar uma transformação editorial nas instituições de pesquisa do país.

É o que pensa Abel Packer, um dos mais experientes nomes em desenvolvimento de projetos de gestão de informação e conhecimento científico do Brasil e cofundador do SciELO (Scientific Electronic Library Online), sistema on-line de referência para publicações científicas em acesso aberto, apoiada por Fapesp, Capes e CNPq. Nesta semana, ele foi o palestrante convidado do evento que marcou o lançamento dos livros editados em parceria da Fundação Editora da Unesp (FEU) com a Pró-reitoria de Pós-Graduação (ProPG) em 2021 e 2022.

Realizado no auditório do Conselho Universitário da Unesp, no prédio da Reitoria, região central da capital paulista, o evento marcou o encontro de mais de uma dezena de autores de alguns dos livros editados no período. Todas as obras ficarão disponíveis para download gratuito na plataforma SciELO Livros, que registra 24 milhões de downloads de livros da Fundação Editora da Unesp, a imensa maioria editados em parceria com a ProPG. Em número de obras baixadas na plataforma, a FEU só fica atrás da Editora Fiocruz.

"Nenhuma outra editora universitária no Brasil consegue chegar perto da vazão que conseguimos dar (à produção científica da universidade), particularmente nesses programas que estamos subscrevendo", afirma o professor Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da FEU. "Essa difusão científica é índice, modelo para o que está se conseguindo no Brasil. Nenhuma outra universidade abre o seu catálogo para um número maior de produção interna, da própria universidade, como a Editora Unesp", afirma.

Após citar os livros produzidos na Unesp mais acessados na plataforma SciELO (veja quadro abaixo), a pró-reitora de pós-graduação da Universidade, professora Maria Valnice Boldrin, anunciou que obras de anos anteriores, que tinham ficado de fora da plataforma por circunstâncias diversas, também serão inseridas no SciELO Livros.


"Quando você vai fazer uma pesquisa científica, vai propor um projeto, você tem que fazer uma leitura do que está disponível sobre aquela (matéria). A ciência é contínua, dinâmica. Você não cria um conhecimento sem consultar bases anteriores", afirma a pró-reitora de pós-graduação, que defende a comunicação acadêmica por meio da publicação de livros em acesso aberto na web como forma de ampliar a difusão científica.

"Um artigo é um ponto de vista bem focado, específico, sobre um determinado assunto. Quando você lê um livro, tem um aspecto amplo, mais perspectivas dentro de um grande pensar. Então, o livro ajuda a compor o seu conhecimento (científico)", diz. No encontro realizado na Reitoria, foram reunidos autores de livros acadêmicos publicados com o apoio da Editora Unesp a partir de três linhas de editais diferentes: um de escopo mais amplo, outro mais focado em obras desenvolvidas na grande área de humanidades e um terceiro realizado em parceria com a editora Springer. 

"A proposta do SciELO é que o acesso aberto passe a ser inerente também na comunicação acadêmica por meio de livros. Isso implica uma mudança no perfil das editoras", diz Abel Packer, para quem a ciência aberta requer uma mudança no processo de comunicação da pesquisa acadêmico-científica. "Porque ciência aberta reposiciona a pesquisa tendo embutido em todo o processo dela a comunicação. Você não faz a pesquisa e depois comunica. Você faz a pesquisa comunicando. Isso muda tudo", afirma.

Com informações de Fabio Mazitelli
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Leia no original aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br