'Literatura: ontem, hoje, amanhã' recebe nova tiragem

Notícia
Notícias
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Livro é excelente porta de entrada para o mundo da literatura

Obra que se dirige a todos que têm interesse por literatura e já devem ter-se perguntado o que é e quantos sentidos e mundos podem caber nessa palavra, Literatura: ontem, hoje, amanhã, de Marisa Lajolo, ganhou nova tiragem.

O livro nasceu há mais de 30 anos e, agora, volta repaginado, antenado aos novos tempos entrelaçados às tecnologias digitais, que parecem subtrair leitores e, para alguns, até matar a própria literatura. “Você, eu, seu amigo, minha colega e todos os outros sócios do seletíssimo Clube de Leitores Anônimos sabemos que é mentira, que a literatura vai bem, obrigada, está vivinha da silva, e até manda lembranças...”, oferece a autora. “Mas ela mudou. Mudou muito. Mudou de cara, de endereço e até de família. E tem quem não a reconheça no novo endereço, tem quem desfaça da parentela que veio de longe. (...) São vozes rabugentas, mas paciência, que nessa conversa volta e meia vamos ter de dialogar com esses e outros resmungos semelhantes.” 

Excelente porta de entrada ao conhecimento da literatura, ao longo de seus 16 capítulos,  mergulha-se até a Antiguidade e, de lá, cumpre-se passeio despreocupado pela história dos gêneros literários.  Marisa Lajolo consegue explorá-los colocando-os ora em contraste, ora em relação de complementaridade às múltiplas – e talvez incontáveis – facetas da literatura. 

A pedra angular desse texto leve e fluido, mas fundamentado e profundo, é a concepção de que há muitas literaturas, mesmo que algumas vozes não convivam bem com a diferença. “Por mais divergentes e contraditórios que sejam seus pontos de vista sobre a literatura, tais vozes acabam circulando sempre pelo mesmo universo. Mas diferente não quer dizer pior. Só quer dizer diferente.”

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br