Live marca lançamento de 'Aspectos do novo radicalismo de direita', de Adorno

Notícia
Notícias
segunda-feira, 10 de maio de 2021

Expoente da Escola de Frankfurt explicitou aspectos sobre os movimentos radicais que se formavam numa Alemanha saída há pouco dos horrores do nazismo 


O Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (Labemus) promove, na próxima segunda-feira, 17 de maio, às 19h, uma transmissão ao vivo que marca o lançamento do livro Aspectos do novo radicalismo de direita, do filósofo alemão Theodor W. Adorno.  

Para falar da obra, estarão os pesquisadores Rodrigo Duarte, da UFMG, Virgínia Helena Ferreira Costa, da USP, e Bruna Della Torre, da UnB, além do tradutor do livro, Felipe Catalani. 

A live, que terá sorteio de dois exemplares do livro, ocorre no canal do Labemus no YouTube (acesse aqui). Para obtenção de certificados, é necessário enviar e-mail com nome completo para emaildolabemus@gmail.com, com o assunto: Theodor Adorno.

Sobre a obra

"Quem não quer falar do capitalismo, deveria calar-se sobre o fascismo.” Essa frase de Horkheimer, extraída de um texto clássico redigido durante a Segunda Guerra Mundial, ainda ressoa nesta análise adorniana de um novo radicalismo de direita que começa a emergir na Alemanha dos anos 1960. Como explicar tal aberração política no seio de uma democracia supostamente bem-consolidada, no auge da “era dourada” do capitalismo europeu? Conforme a boa tradição materialista, Adorno insiste em afirmar que tal fenômeno é menos um sinal de loucura, tolice ou “desinformação”, e mais um sintoma de uma transformação social objetiva em curso. Como um fantasma naquela sociedade pacificada, o potencial fascista aparece então como nada mais nada menos que uma transfiguração ideológica da teoria do colapso de Marx.

Sobre os debatedores  

Bruna Della Torre é pós-doutora pelo departamento de Teoria Literária e Literatura comparada (USP), professora temporária no Departamento de Sociologia (UNB), editora da revista crítica marxista e membra do Labemus.

Rodrigo Duarte é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, tradutor e membro da Comissão Organizadora da Coleção Theodor W. Adorno, publicada pela Editora Unesp.

Virginia Helena Ferreira da Costa é pós-doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutora em Filosofia e co-tradutora de Estudos sobre a personalidade autoritária, de Theodor W. Adorno.

Felipe Catalani é doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo e tradutor do livro Aspectos do novo radicalismo de direita, de Theodor W. Adorno. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br