Livro Nutrição de plantas ganha nova impressão

Notícia
Notícias
terça-feira, 7 de junho de 2016

Em Nutrição de plantas, o papel fundamental da nutrição na produtividade e crescimento dos vegetais é retratado de forma a estimular o conhecimento sobre as funções de cada um dos nutrientes fundamentais para o aproveitamento econômico máximo aliado ao respeito ao meio ambiente. Voltado para os cursos da área de Ciências Agrárias, como Engenharia Agronômica e Florestal e Zootecnia, o título ainda encoraja ao uso das análises químicas e incentiva as pesquisas básicas acerca das plantas.

Nesta nova impressão da Editora Unesp, Renato de Mello Prado discorre sobre os 16 elementos químicos básicos para a saúde das plantas: os orgânicos Carbono, Oxigênio e Hidrogênio, e os inorgânicos Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre, Ferro, Manganês, Zinco, Cobre, Boro, Cloro e Molibdenio, dividindo-os em macroelementos (muito utilizados pelos vegetais) e microelementos, ressaltando também as funções que cada um deles exerce no metabolismo da planta (tanto na função estrutural do vegetal, quanto na função enzimática).

A partir dessa relação, a obra aborda questões como o solo, a absorção dos nutrientes, a produção de culturas agrícolas e o melhoramento genético, em que a escolha de certas mudas acarreta uma melhor colheita. Isso é revelado por meio de cálculos e análises, que evidenciam quais as melhores plantas para determinado ambiente e quais se ressaltam em ambientes de estresse.

Em Nutrição de plantas são demonstrados os meios básicos de diagnoses visuais e foliares, com análise dos diversos tipos de folhas e procedimentos. O livro também traz informações acerca da cultura em hidroponia, em areia, em cascalho, em vermiculita e em lã de rocha, bem como aborda os fatores essenciais às plantas, como a manutenção do Ph, da pressão osmótica, da temperatura, da oxigenação e da condutividade elétrica.   

Assessoria de imprensa da Fundação Editora Unesp