Livro “ Uvas e vinhos” está entre os "The Best in the World"

Notícia
Notícias
quinta-feira, 2 de junho de 2016

Gourmand World Cookbook Awards

Anúncio do Gourmand World Cookbook Awards foi feito em 28 de maio na cidade chinesa de Yantai

Lançado em 2015 pela Editora Unesp, em coedição com a Editora Senac São Paulo, Uvas e vinhos:química, bioquímica e microbiologia, organizado por Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi, ganhou em janeiro deste ano o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2016 na categoria Best Wine Professionals Book (melhor livro profissional sobre vinhos) e, com isso, passou a concorrer ao "The Best in the World" com ganhadores da mesma categoria de todo o mundo. Os resultados foram anunciados em 28 de maio em cerimônia que aconteceu na cidade chinesa de Yantai, considerada a capital do vinho.  

Apenas os três vencedores em cada categoria têm o direito de usar o selo “The best in the World” e o livro Uvas e vinhos é um três que conquistou a dignidade: foi o segundo colocado na categoria.

Uvas e vinhosMais de metade da crescente produção mundial de uvas, que é liderada pela China e hoje supera as 69 milhões de toneladas anuais, transforma-se em vinho. Mas só obtêm bebidas de boa qualidade os produtores que dominam os cada vez mais sofisticados processos de melhoramento e deterioração de uvas e vinhos. São estas questões que constituem o tema de Uvas e vinhos, um livro produzido por professores e pesquisadores brasileiros, espanhóis e portugueses de diferentes áreas do conhecimento, mas com o interesse comum pela vitivinicultura (produção da uva destinada á preparação de vinhos).  Por sua interdisciplinaridade, a obra aborda diferentes experiências e conhecimentos dos aspectos relacionados a essa ciência, começando pela uva, passando por seu processamento até chegar ao engarrafamento do vinho.

A uva, por ser rica em compostos fenólicos, tem se destacado como importante fonte de compostos biologicamente ativos que contribuem para a saúde humana. Entretanto, como uma fruta não climatérica, que deve ser colhida madura, ela apresenta alta perecibilidade e pode sofrer modificações sensoriais e nutricionais. Essas alterações são decorrentes de diferentes reações químicas e enzimáticas que afetam a qualidade da fruta e, consequentemente, de seus derivados, como sucos e vinhos. Nesse contexto, a obra apresenta uma discussão sobre a química, a bioquímica e a microbiologia aplicadas a uvas, sua transformação em vinhos e a qualidade final da bebida obtida.

TítuloUvas e vinhos:química, bioquímica e microbiologia 
Edição: Editora Unesp e Editora Senac São Paulo
Organizadores: Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi 
Número de páginas: 200
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 50,00
ISBN: 978-85-393-0564-3

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp