Livros inspiram reflexões para o Ano Novo

Notícia
Notícias
terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Livros ajudam na reflexão e no planejamento para o próximo ano

Com a chegada do fim do ano, a maioria das pessoas tende a olhar para os dias que passaram e extrair deles significados e aprendizados que conduzam a um planejamento melhor do ano que virá. A pandemia de Covid-19 certamente potencializa esses sentimentos, já tão latentes nesta época do ano. E, claro, nada melhor do que os livros para embalar e fundamentar boas reflexões, olhando para 2020 e seguindo para 2021. A seguir, você confere uma lista de obras selecionadas do catálogo da Editora Unesp para inspirar a travessia do ano novo, seja para si, seja como boa sugestão de presente de Natal ou amigo secreto. 

Natal 

A chegada do Natal coloca a todos - sejam crentes ou não - em contato com múltiplos aspectos da religiosidade. Há diversas formas de travar contato com eles. 

No Guia literário da Bíblia, organizado por Robert Arter e Frank Kermode, por exemplo, ao leitor se apresenta uma abordagem do aspecto literário do texto bíblico. Os ensaios que o compõem situam os diversos livros bíblicos em seu contexto, avaliam suas implicações e precedentes histórico e sociais, além de expor suas características e estruturas temático-formais. Dessa forma, o texto bíblico é apresentado em toda sua riqueza literária.

Já em Figuras de Deus: a Bíblia na Arte, Dominique Ponnau apresenta Deus, e sua encarnação em Jesus Cristo, segundo a Bíblia, dando ênfase a suas representações nas artes plásticas. A autora recolhe exemplos de pinturas, gravuras ou esculturas que retratam cada episódio marcante da vida do Cristo, sem se ater a determinado período ou movimento artístico. Assim, o leitor tem a oportunidade de meditar sobre reproduções de obras medievais, clássicas, barrocas, impressionistas e expressionistas.

Do mesmo autor, considerado um dos mais importantes pensadores do cristianismo na atualidade, A vida em Jesus Cristo: segundo Nicolau Cabasilas e Santo Tomás de Aquino reúne partes de diálogos que teve com o padre Alex Cestas Rzewski, no mosteiro de Notre Dame, comparando pensamentos do teólogo Nicolau Cabasilas e Santo Tomás de Aquino sobre o sentido da vida, a liberdade, o batismo e o sacramento.

O catálogo da Editora Unesp conta ainda com obras fundamentais para o Cristianismo, como Da liberdade do cristão. Bilíngue em português e alemão, os quatro textos clássicos que compõem esse livro mostram como Martinho Lutero (1483-1546) modificou a língua, o imaginário e os valores do cristianismo. Escrito na segunda década do século XVI, o livro abriu novos caminhos para as formas do pensamento moderno.

Outro clássico trata-se de A instituição da religião cristã - Tomo 1 - dois livros de um total de quatro - de João Calvino. O primeiro traz capítulos que abordam desde a criação do homem, passando pela idolatria a outros deuses e ainda as Escrituras como guia para uma vida em Deus. O segundo trata de assuntos como as diferenças e semelhanças entre o antigo e o novo testamento, e o papel de Cristo como Redentor.

Já no Tomo 2, Calvino trata da ação misteriosa do Espírito e reflete sobre temas como a ressurreição final, a vida do homem cristão, a justificação pela fé, a liberdade cristã, sacramento, batismo e missa papal. Também faz uma distinção entre o que seria a verdadeira e a falsa igreja, refletindo sobre a questão do poder civil.

Por fim, sob uma perspectiva mais ligada à filosofia, em História natural da religião, o percurso de David Hume o leva ao entendimento de que “o bem e o mal se misturam e se confundem universalmente, assim como a felicidade e a miséria, a sabedoria e a loucura, a virtude e o vício”. Por esse ângulo, a religião estaria associada a princípios sublimes, ao mesmo tempo que dá ensejo a práticas vis. Uma conclusão audaz para a sua época e dramaticamente corroborada pelo cenário contemporâneo.

Prazer à mesa

Neste ano, as reuniões familiares com dezenas de parentes, muitas vezes vindos de longe, são desaconselhadas pelas autoridades de saúde devido à pandemia de Covid-19. No entanto, isso não significa deixar de celebrar as festas de fim de ano, já que comemorar junto de seu núcleo familiar mais próximo, de pessoas que morem na mesma casa, minimiza os riscos.

Se você ainda não sabe o que preparar para a ceia de Natal ou de Ano Novo e quer inovar, que tal dar uma espiada em Mil e uma noites, mil e uma iguarias - 2ª edição, de Rosa Belluzo? A autora nos leva a um mergulho nas especiarias, aromas e cores da culinária das Arábias. Muito mais que um livro de receitas, trata-se de uma imersão nesse universo sedutor, em sua história e em seus costumes, tudo entremeado com várias das mil e uma narrativas.

Já em Machado de Assis: relíquias culinárias, a partir dos textos de Machado, de comentaristas e de historiadores, Rosa Belluzzo revisita as impressões e os sabores que o escritor experimentou. Com o auxílio de farta iconografia da época e de receitas então apreciadas, a obra avança no conhecimento da história cultural dos tempos machadianos. Assim, permite vislumbrar algo desse período e, no autor genial, o ser humano que partilhou dores e prazeres (inclusive culinários). 

Ainda da mesma autora, vale conferir São Paulo: memória e sabor, que demonstra como as fusões, associações e confluências de temperos, alimentos, modos de preparo, apresentação e utensílios associados definiram pratos que, em mais de quatrocentos anos, estão fortemente identificados com a cidade e a região.

E, também, Arte da cozinha brasileira, um dicionário singular sobre a culinária nacional que reúne cerca de dois mil verbetes com definições diretas e sucintas, relatando uma ou outra curiosidade, sem fatigar o leitor com referências numerosas. A obra, desenvolvida em parceria com Leonardo Arroyo, ganhou o "Prix de la Littérature Gastronomique 2015", outorgado pelas Academias Internacional e Brasileira de Gastronomia. 

Já em Comer e beber como Deus manda, o assunto é este mesmo: o prazer à mesa. O médico Sergio de Paula Santos encontrou no vinho uma porta para o mundo da gastronomia, tornando-se um dos mais respeitados enólogos do país. Neste livro ele discorre, em uma série de artigos, sobre assuntos que envolvem o ato de comer e outros temas relacionados. 

Por fim, na obra Uvas e vinhos, organizada por Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi, são apresentados os conceitos da química, da bioquímica e da microbiologia envolvidos na elaboração de vinhos - desde a matéria-prima até o produto final -, os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas no meio acadêmico e técnico como também nos grupos apreciadores da "arte" do vinho.

Rumo a 2021

Elaborar uma lista e um cronograma de leitura podem constar na lista de resoluções de ano novo. Que tal entrar em 2021 lendo os clássicos da literatura? Nesta coleção de mesmo nome, a ideia é permitir ao leitor não iniciado a oportunidade de tomar contato com o cânon da literatura universal e brasileira, e ao mesmo tempo se deleitar com o prazer da leitura. A coleção conta neste momento com cinco títulos: os estrangeiros, A relíquia, do português Eça de Queirós, Histórias extraordinárias, do estadunidense Edgar Allan Poe; Contos, do francês Guy de Maupassant; e os nacionais, Quincas Borba, de Machado de Assis e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Neste ano de dificuldades em que A revolta da vacina parece ter ganhado contornos ainda mais sombrios, há que se reservar um espaço para a felicidade, embora ela seja baseada nas percepções subjetivas que cada pessoa tem de sua própria situação. Bent Greve explora na obra Felicidade as diversas noções do termo e as maneiras como são utilizadas em Economia, Sociologia, Psicologia e nas ciências políticas.Desde sempre a Filosofia estuda o chamado “destino da civilização”, discutindo quando e como nossos problemas começaram e onde estaria nosso fim inevitável.

E em Esperanças Paolo Rossi, ilustre historiador das ideias, trata da ausência de esperança e da falência das previsões catastróficas, mas também da “esperança sem limite”, dos paraísos imaginários e do mito do novo homem. 

Fique bem e fique seguro. A gente se encontra em 2021! 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br