'Machado de Assis: relíquias culinárias', de Rosa Belluzzo, está de volta

Notícia
Notícias
sexta-feira, 3 de junho de 2016

Machado de Assis: relíquias culináriasO livro Machado de Assis: relíquias culinárias, da premiada autora Rosa Belluzzo, publicado em 2010, acaba de ganhar nova impressão.

Às quatro horas da tarde, Machado de Assis costumava ir à Confeitaria Castelões e “absorver” duas ou três mães-bentas: “excelente processo para abrir a vontade de jantar”, afirmava no jornal O Cruzeiro, em 1878, o futuro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). Assíduo frequentador das casas de doces espalhadas pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, Machado viveu e documentou uma época de grandes transformações políticas e culturais no Brasil. Viu o Império se transformar em República, as estradas de ferro cortarem as distâncias tupiniquins e a elite carioca adotar no cardápio a manteiga francesa, a batata-inglesa, o chá, o gelo e, curiosamente, o tomate, que embora nativo da América tropical, só chegou ao Brasil naquele tempo.

O ambiente dos bares e restaurantes da época machadiana é recriado pela cientista social Rosa Belluzzo num detalhado e apetitoso livro, capaz de entrelaçar a história da gastronomia e seus desdobramentos culturais com um inventário de receitas ricamente ilustrado. Machado de Assis: relíquias culinárias ensina ao leitor, por exemplo, como fazer um chocolat à la creme como aquele servido nas bodas de prata da princesa Isabel e do conde d’Eu, em 15 de outubro de 1889, ou o brasileiríssimo sorvete de pitanga, que D. Pedro II, acompanhado da imperatriz, ia apreciar na sala reservada da Confeitaria Francioni. Confira abaixo a receita:

Sorvete de pitanga

Ingredientes
200ml de água
250g de açúcar
500g de pitanga ou de polpa congelada
Suco de 1 limão

Misture a água e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo para ferver, até obter uma calda rala. Deixe esfriar, incorpore o purê de pitanga e o suco de limão. Misture bem e coloque num recipiente metálico, cubra e leve ao congelador. Quando estiver congelado, bata no processador ou no liquidificador. Repita a operação por mais duas vezes para evitar que o sorvete se cristalize e perca a cremosidade.Volte a massa novamente ao congelador e deixe gelar por 12 horas.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp