Marcelo Ridenti lança 'O segredo das senhoras americanas' durante IV Feira do Livro da Unesp

Notícia
Notícias
segunda-feira, 2 de maio de 2022

Evento faz parte da IV Feira do Livro da Unesp

A Editora Unesp promove, no dia 7 de maio, às 17h, o debate virtual e lançamento do livro O segredo das senhoras americanas: Intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria cultural, de Marcelo Ridenti. O evento, que terá transmissão pelos canais da Editora Unesp no YouTube e no Facebook, faz parte da ampla programação cultural da IV Feira do Livro da Unesp (que vai até 8 de maio).

Além de Ridenti, participam da live os pesquisadores Felipe Pereira Loureiro e Rodrigo Patto Sá Motta, com mediação de Daniela Vieira dos Santos.

Sobre o livro

Neste livro, os chamados “anos rebeldes” são tratados a partir de um ângulo muito particular, com foco na disputa internacional para ganhar corações e mentes no auge da Guerra Fria. Em meio à forte disputa por aumento das áreas de influência, no entanto, os intelectuais e artistas brasileiros não foram meras peças no tabuleiro: participaram ativamente do embate entre as grandes potências, apesar de não dominarem todas as regras do jogo nem conhecerem alguns segredos sobre o financiamento de suas atividades.

Sobre os participantes

Marcelo Ridenti

É professor titular de Sociologia no IFCH da Unicamp. Foi professor da Unesp, câmpus de Araraquara (1990-1998), e da UEL (1983-1990). Publicou, pela Editora Unesp, Brasilidade revolucionária – um século de cultura e política (2010), O fantasma da revolução brasileira (2.ed., 2010) e Em busca do povo brasileiro (2.ed., 2014).

Felipe PereiraLoureiro

Professor associado do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenador do Observatório da Democracia no Mundo (ODEC-USP). É autor de Empresários, Trabalhadores e Grupos de Interesse (Unesp, 2017) e A Aliança para o Progresso e o Governo João Goulart (Unesp, 2020).

Rodrigo Patto Sá Motta

Doutor em História, professor titular de História do Brasil da UFMG e pesquisador do CNPq. Atuou como professor visitante em algumas universidades estrangeiras na França, Argentina, Chile e Colômbia. Seu livro mais recente é Passados Presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar (Zahar, 2021).

Mediação

Daniela Vieira dos Santos

Professora de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Até o dia 8 de maio, o livro estará com 50% de desconto na
IV Feira do Livro da Unesp
Garanta já o seu exemplar aqui.
2 a 8 de maio de 2022
Milhares de títulos com desconto mínimo de 50%
www.feiradolivrodaunesp.com.br

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br