Maria Helena de Moura Neves vence Prêmio Ester Sabino

Notícia
Notícias
domingo, 13 de fevereiro de 2022

Professora Maria Helena de Moura Neves durante o discurso de premiação (Foto: Fabio Mazzitelli/ACI Unesp)

A decana da área de Linguística da Unesp no câmpus de Araraquara, docente da Universidade do Livro e autora da Editora Unesp Maria Helena de Moura Neves venceu a primeira edição do Prêmio Ester Sabino, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico.

A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no dia 11 fevereiro, data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A docente da Unesp, que tem 91 anos recém-completados, foi escolhida na categoria sênior por votação popular realizada pela internet, com mais da metade dos 14.161 votos registrados.

"O que quero dizer para as meninas é que as pessoas façam sempre o que gostam de fazer. Eu sempre adorei mexer em linguagem, vou entregar na semana que vem um livro. Gosto de pesquisar. Fiz um livro sobre o que é negar, as negações em linguagem. Acho que o livro vai chamar ‘o sim, o não, o talvez e o nem tanto’. Quer dizer, a nossa linguagem é um caminho entre o ‘sim’ e o ‘não’…”, observou em entrevista ao Jornal da Unesp.

"O prêmio conquistado pela professora Maria Helena de Moura Neves reflete os méritos de uma carreira brilhante, que honra a universidade e a intelectualidade brasileiras", celebrou o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. "A Editora Unesp publicou parcela importante da obra dessa pesquisadora maiúscula e temos orgulho em anunciar que, em futuro próximo, um novo livro será agregado àquele conjunto marcante."

De sua autoria, a Editora Unesp publicou Guia de uso do português – 2ª ediçãoA vertente grega da gramática tradicional – 2ª ediçãoGramática de usos do português – 2ª ediçãoA gramática: História, teoria e análise, ensino A gramática do português revelada em textos

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br