Marília Chaves detalha o trabalho do ghostwriter em aulas on-line e ao vivo

Notícia
Notícias
segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Aulas oferecem teoria e referências necessárias para se iniciar na profissão de ghostwriter


O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita: ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. É o que a editora Marília Chaves pretende mostrar em O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado. As aulas on-line e ao vivo acontecem de 12 a 15 de setembro, das 19h30 às 21h30, e passam pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Os alunos já produzem três textos para dar início a seus portfólios.

Dentre os objetivos, estão: capacitar profissionais de texto para o trabalho de ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral; estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras; identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos; exercitar a estruturação de conteúdo e a criação de manual de voz para marcas e empresas; criar propostas e avaliar contratos; explorar as possibilidades de escrever tanto para pessoas quanto para instituições, grupos e projetos.

Confira o programa completo:

  • Soft skills e hard skills do ghostwriter
  • Panorama do mercado de ghostwriting
  • Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
  • A voz: como entender a lógica do autor ou biografado e reproduzir seu estilo
  • Como conduzir a entrevista
  • Como lapidar o conteúdo do autor
  • Pesquisa e checagem de fontes
  • Como criar, adaptar e encontrar cases.
  • Formatos mais fortes: como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
    • Biografia e perfil
    • Autoajuda
    • Negócios
    • Conteúdo institucional
    • Entretenimento
    • Livro-reportagem
    • Depoimento e memória
  • Como estruturar um texto de não ficção
  • Como estruturar uma biografia
  • Como estruturar um manual de voz para marcas/instituições
  • Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
  • O que fazer quando o autor não tem material suficiente
  • Como administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
  • Como montar uma proposta e pontos de atenção do contrato de ghostwriting
  • Os erros mais comuns do texto
  • Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

O investimento é de R$ 303 (valor único, com desconto): em até três parcelas de R$ 101 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 12 de setembro ou no boleto até 5 de setembro.

Sobre a docente

Marília Chaves é editora, ghostwriter e roteirista com 15 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. É graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU. Tem mais de 20 livros publicados como ghostwriter e editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Thais Godinho, Jane Hawking e Geronimo Theml, entre outros. Também já escreveu conteúdo para marcas como Instituto Avon, Kimberly Clark, Unilever e DASA. Atualmente é assistente de roteiro do sitcom Bugados (Gloob) e roteirista residente do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT).

O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado | Ead ao vivo

Data: 12 a 15 de setembro de 2023, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 8 horas
Investimento: R$ 303 (valor único, com desconto): em até três parcelas de R$ 101 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 12 de setembro ou no boleto até 5 de setembro
E-mail: unil@unesp.br 

Clique aqui para informações e inscrições on-line.  

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br