Milton Hatoum fala de seu processo de criação em encontro na Universidade do Livro

Notícia
Notícias
quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O premiado escritor Milton Hatoum é o convidado da segunda edição da série “Encontro com os escritores”, no dia 26 de outubro, para uma conversa sobre sua vida e obra e uma seção de autógrafos. O evento é promovido pela Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp.

A série “Encontro com os escritores” consiste em um ciclo de conversas com autores renomados nos mais diversos segmentos, de romancistas e poetas a quadrinistas, biógrafos e divulgadores científicos.

O encontro com Hatoum terá a forma de um “bate-papo” mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, colunista da Folha de S.Paulo, e acontece na Praça da Sé, 108, em São Paulo. A proposta é que seja explorada a história criativa e editorial de Milton Hatoum, abordando questões como sua formação como leitor, as influências intelectuais presentes em sua trajetória, seu processo de criação e escrita, sua avaliação do cenário editorial e livreiro contemporâneo, suas sugestões nessa área, entre outros temas e assuntos de acordo com a própria dinâmica da apresentação.

Encontro com Milton Hatoum
Data: 26 de outubro de 2016
Horário: das 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Inscrições até: às 15h30 do dia 26/10 ou enquanto houver vagas.
Investimento: R$ 45
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamim Constant) – São Paulo (SP)
Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Sobre o convidado - Nasceu em Manaus (1952), mora em São Paulo, e é colunista do jornal O Estado de S.Paulo. Foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas e professor visitante da Universidade da California (Berkeley). Em 1989 publicou Relato de um certo Oriente (Prêmio Jabuti - Melhor Romance). Em 2000 publicou Dois irmãos, eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005, em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas. Seu terceiro romance, Cinzas do Norte, obteve os prêmios Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/Associação Paulista de Críticos de Arte - 2005, Prêmio Jabuti/2006 de Melhor Romance, Prêmio Livro do Ano (CBL) e Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2008 publicou seu quarto romance, Órfãos do Eldorado (Prêmio Jabuti - 2º lugar).   É também autor do livro de contos A cidade ilhada (2009) e de um livro de crônicas Um solitário à espreita (2013). Seus livros já foram traduzidos em 14 línguas e publicados em 17 países.

Sobre o mediador - É jornalista e mestre em teoria literária pela USP. Colunista da revista “sãopaulo”, do jornal Folha de S.Paulo. Autor de Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21Literatura Brasileira Hoje (ambos pela Publifolha) e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê); organizou e traduziu A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus (Record).

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp