Morte de Fidel Castro suscita reflexão para além dos mitos da Revolução Cubana

Notícia
Notícias
sábado, 26 de novembro de 2016

O presidente de Cuba Raúl Castro anunciou no dia 25 de novembro do 2016, às 10h29 da noite [1h29 de sábado, pelo horário de Brasília] a morte do comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz. Para muitos, Fidel Castro foi simplesmente um líder autoritário e tirano. Para outros, um líder que enfrentou o poderio norte-americano e instaurou a revolução socialista na América Latina. Dada sua importância como ator político no cenário internacional, a Editora Unesp recomenda a leitura do livro A Revolução Cubana, de Luis Fernando Ayerbe.     

A Revolução Cubana    

A Revolução CubanaQuando se fala de revolução cubana, é muito provável que uma de três imagens recorrentes influencie o debate: a convicção de que ela foi fruto do alto grau de subdesenvolvimento do país e que seu processo (além da imagem idealizada de um pequeno grupo de revolucionários tomando o poder) seria aplicável aos outros países da América Latina; a adoção do modelo soviético e a simples substituição de uma situação de vassalagem por outra; e que o fim da União Soviética significa, inevitavelmente, que Cuba será obrigada a adotar o modelo da democracia liberal a curto ou médio prazo, o que não se concretizou.

Desmontando estes mitos um a um, Luis Fernando Ayerbe oferece uma visão abrangente do processo revolucionário e das relações entre Cuba e EUA. Mostra que tanto quanto o subdesenvolvimento e os mecanismos de opressão compartilhados com outros países latino-americanos, situações específicas da ilha tiverem um peso decisivo para a queda do governo de Fulgencio Batista, em 1959. Ou que mais do que pensar em um alinhamento automático com o governo soviético, é preciso atentar para as relações Cuba-Estados Unidos para entender a ascensão do modelo socialista. Neste sentido, Ayerbe também mostra que a imposição do “modo de vida ocidental” não é adotado da mesma forma em todos os países e que os desafios colocados pela globalização podem ser respondidos de uma maneira diversa pela sociedade cubana, que buscaria “fortalecer e resguardar espaços autônomos de decisão”.

Assim, A Revolução Cubana começa com uma abordagem panorâmica da queda de Batista e parte para a análise histórica do processo que levou os revolucionários liderados por Fidel Castro ao poder, percorrendo as relações entre Cuba e EUA desde a implantação da Doutrina Monroe em 1823. Chegando à guerra fria, discute o processo de construção do socialismo em Cuba e as mudanças políticas daí decorrentes. Finaliza com as ações dos governos de Bill Clinton e George W. Bush e as controvérsias recentes das relações entre os dois países. Um percurso que permite compreender uma das mais emblemáticas revoluções latino-americanas para além de seus mitos.  

Título: A Revolução Cubana
Autor: Luis Fernando Ayerbe
Número de páginas: 136
Formato: 10,5 x 19 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 85 7139 549 7
Data de publicação: 2004  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp