Mudanças estruturais na formação de docentes

Imprensa
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quarta-feira, 9 de março de 2016

A edição de março, n° 72, da revista Unesp Ciência traz uma ampla matéria sobre o livro Por uma revolução no campo por uma revolução da formação de professores, organizado por Bernardete Angelina Gatti, Celestino Alves da Silva Junior, Maria Dalva Pagotto, Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Maria de Lourdes Spazziani. 

A publicação é fruto dos debates e proposições do II Congresso Nacional de Formação de Professores e do XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que aconteceram em 2014. Na ocasião, foram discutidas as mudanças que ocorreram no campo da educação nas duas últimas décadas do século 20 e na década inicial do século 21, no que se refere às práticas de formação dos professores.

Os organizadores compilaram as ideias de especialistas em educação brasileiros e estrangeiros presentes nos eventos. Ainda que cada um exponha considerações específicas sobre o tema, suas percepções convergem quando se trata dos programas de formação de professores e o fato de não serem o objeto prioritário de trabalho no campo do ensino superior. Além disso, apontam para a falta de integração entre as ações das universidades com as experiências de trabalho das escolas de educação básica e a necessidade de modificar essa esfera, rompendo os processos já existentes, para que as práticas tradicionais sejam superadas.    

Clique aqui e confira a verão on-line da matéria e veja abaixo a versão impressa:

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Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp