No Dia do Futebol, confira o livro 'Palmeiras X Corinthians 1945'

Notícia
Notícias
terça-feira, 19 de julho de 2016

O deputado federal Aldo Rebelo é conhecido por ser um torcedor apaixonado pelo Palmeiras. E foi visitando a sala de troféus de seu time que certa vez se deparou com uma taça com a instigante inscrição “Homenagem do Movimento Unificador dos Trabalhadores”. Começou aí uma pesquisa sobre a partida realizada entre Palmeiras e Corinthians, há mais de setenta anos, que visava arrecadar fundos para o Partido Comunista do Brasil. O resultado do memorável encontro é agora relatado em Palmeiras x Corinthians 1945: o jogo vermelho, que retrata o conturbado cenário político de 1945 e seus reflexos no esporte que, além de paixão nacional, sempre esteve diretamente ligado à identidade do povo brasileiro. 

Esta crônica de Rebelo, que também é jornalista, reconstrói o histórico embate entre os rivais Palmeiras e Corinthians para além das jogadas plásticas de Junqueira, Waldemar Fiúme, Canhotinho, Milani, Domingos e Ruy. O enfoque principal está nos lances estratégicos que aconteciam nos bastidores políticos do amistoso, desenhando os caminhos dos fatos ocorridos em 1945, ano rico em acontecimentos no mundo e no Brasil.

Mas Palmeiras X Corinthians não é feito só de política. Afinal, é impossível falar de futebol sem evocar emoções e, no caso dessa peleja antológica, nostalgia. O autor dedica capítulos inteiros para descrever como se deu a preparação técnica dos times para o jogo, a cobertura pela imprensa e, por fim, um panorama do clássico, que teve vitória de 3 a 1 para a equipe alviverde.

Para inserir o leitor no contexto da época e legitimar os fatos narrados, o livro conta com uma grande quantidade de anexos, tais como súmulas, recortes de jornais do período e fotografias dos principais personagens que fizeram parte dessa história – presidentes de clubes, políticos, jogadores e líderes sindicais. A narrativa minuciosa, em linguagem coloquial que remete a um romance de ficção, é intercalada com entrevistas e depoimentos de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao jogo em uma pluralidade de visões acerca de um episódio, de outra forma, fadado ao esquecimento.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp