Nota de pesar | Carlos Walter Porto-Gonçalves

Notícia
Notícias
segunda-feira, 18 de setembro de 2023


Foto: Jornal UFG (Universidade Federal de Goiás)

A Fundação Editora da Unesp (FEU) manifesta profundo pesar pelo falecimento do renomado professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, autor do livro A nova des-ordem mundial, em parceria com Rogério Haesbaert.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde conquistou seu mestrado e doutorado em Geografia, o professor Porto-Gonçalves também lecionou na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e atuou como professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em reconhecimento ao seu trabalho transformador, o jornal Folha de S.Paulo destacou sua contribuição fundamental na criação da primeira reserva extrativista do Brasil, situada em Xapuri, no Acre, território de Chico Mendes.

Seu livro, publicado pela Editora Unesp, lança um olhar perspicaz sobre as facetas econômica, política, cultural e ambiental da nova des-ordem mundial. A obra avalia os desdobramentos do capitalismo globalmente integrado e discute as desigualdades e exclusões exacerbadas por uma "globalização onipotente" direcionada pela elite.

Em sua notável carreira, o professor foi agraciado com distinções prestigiosas, dentre as quais o Prêmio Chico Mendes de Ciência e Tecnologia (2004), o Prêmio Casas de las Américas em Literatura Brasileira (2008), o Prêmio Geógrafo de Destaque - Manoel Coreia de Andrade (2017) e o Prêmio Milton Santos de Mérito Geográfico (2019).

Nascido em 1949 no Rio de Janeiro, estabeleceu seu primeiro vínculo com comunidades indígenas em 1970, quando visitou os goytacazes no norte do estado. Faleceu, no dia 6 de setembro, aos 74 anos, vítima de câncer, em Santa Catarina.

Neste momento de tristeza, a FEU se solidariza com familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br