NOTA OFICIAL | Editora Unesp lamenta a perda do filósofo Reginaldo de Moraes

Notícia
Notícias
segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A Editora Unesp, responsável pela publicação de grande parte dos escritos do filósofo e cientista político Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, lamenta profundamente sua morte ocorrida nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019. 

Reginaldo fez graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972),  onde também cursou o mestrado (1982) e o doutorado (1987) em Filosofia. Era professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Sua experiência concentrava-se na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Relações Internacionais, atuando principalmente em temas que giram em torno do eixo desenvolvimento - teorias, políticas e processos.

Confira a seguir os livros publicados pelo escritor e que são de uma atualidade considerável e assista ao videocast com ele na sede da Editora Unesp, em 25 de novembro de 2016, por ocasião do evento "Estados Unidos: impactos de uma eleição singular".

O peso do Estado na pátria do mercado: Os Estados Unidos como país em desenvolvimento
Maitá de Paula e Silva e Reginaldo C. Moraes

A obra mostra o papel decisivo do poder público para desenhar o desenvolvimento dos Estados Unidos. A ação dos estados e governos locais promoveu a construção de infraestrutura na primeira metade do século XIX – e o país foi mudando de cara.

As cidades cercam os campos: Estudos sobre projeto nacional e desenvolvimento agrário na era da economia globalizada
Reginaldo C. Moraes, Carlos Henrique Goulart Árabe e Maitá de Paula e Silva

Neste livro os autores partem dos vínculos entre questão agrária e projeto nacional de desenvolvimento no contexto do século XXI, enveredando nos caminhos pelos quais a agricultura de países em desenvolvimento, em especial o Brasil, conectou-se com a economia mundial do pós-guerra. Tenta-se enquadrar o mundo "agro" aos estudos de economia política internacional, em particular os que examinam peculiaridades dos países em desenvolvimento em contextos cambiantes, como o cenário "desenvolvimentista" dos trinta anos do pós-guerra ou as restrições claramente depressivas e aprofundadoras das desigualdades com os planos de ajuste estrutural.

Estado, desenvolvimento e globalização
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes

Na virada deste milênio, a economia internacional costuma ser associada à ideia de globalização. E a globalização é, frequentemente, apresentada como um processo que reduz ou mesmo anula o papel político dos Estados nacionais. O primeiro ensaio deste livro examina essas relações, mais complexas do que supõe aquela narrativa corriqueira. Em seguida, reconstitui-se a história das teorias do desenvolvimento, as reflexões que tentavam enquadrar os países “periféricos” no desenvolvimento capitalista internacional. E o Estado nacional volta à cena como elemento decisivo, tanto no papel de ato político quanto na situação de arena em disputa. Mais que uma reconstrução do passado, sempre necessária, temos aqui, também, um exercício que ajuda a pensar as escolhas do presente. 

Educação superior nos Estados Unidos: História e estrutura
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes

A obra nos apresenta uma narrativa panorâmica sobre a constituição do sistema educacional de nível superior norte-americano. Rejeitando o caminho da adjetivação infundada, Reginaldo C. Moraes elabora uma cuidadosa análise histórica de uma das principais instituições dos Estados Unidos.

Assista ao videocast abaixo: 

 https://www.youtube.com/watch?v=AX1X5CCVjR8

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp