Nova impressão de 'Rumo ao ceticismo', de Oswaldo Porchat

Notícia
Notícias
quarta-feira, 25 de abril de 2018

Grande referência da filosofia brasileira, Oswaldo Porchat Pereira tem sua trajetória intelectual explicitada em Rumo ao ceticismo, que acaba de ganhar nova impressão. Aqui estão reunidos artigos publicados entre 1969 e 2005, deixando clara a evolução intelectual do autor e sua  persistente crítica ao dogmatismo.  

O leitor pode acompanhar o desenvolvimento de sua versão do neopirronismo, que traz para a filosofia contemporânea as intuições básicas do antigo ceticismo pirrônico, principalmente a partir dos trabalhos de Sexto Empírico, filósofo grego que viveu entre os séculos II e III.

Será justamente no pirronismo que Porchat Pereira encontrará a conciliação que busca entre filosofia e vida. De fato, a seu ver, além de ser um crítico do dogmatismo filosófico (postura inerente a todo pirronismo), o cético assume a vida comum ao se libertar dos enfoques dogmáticos. Ou seja, o cético é aquele que se dispõe a filosofar, não procurando verdades absolutas para propor aos demais, mas relatando e dividindo suas dúvidas e experiências. 

Repensando e rearticulando o pirronismo de acordo com a linguagem e problemas filosóficos contemporâneos, Porchat Pereira ataca “séculos de incompreensão” acerca da proposta apresentada pelo ceticismo antigo. Neste diálogo de quase quarenta anos com o ceticismo, fica clara a sua opção por um ceticismo empírico que “humaniza decididamente a razão, descobrindo sua vocação eminentemente mundana, pensando-a a serviço dos seres humanos”. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp