Obra monumental de Paul Veyne desmistifica o “pão e circo” romano

Notícia
Notícias
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Historiador explora, em Pão e circo: sociologia histórica de um pluralismo político, o sentimento de compromisso com a vida social na Antiguidade

Obra monumental de Paulo Veyne desmistifica o “pão e circo” romano



Juvenal, no século II, atribuiu a derrocada da República romana à prática dos nobres de oferecer banquetes e patrocinar combates de gladiadores. Alienado, o povo perdia suas ambições e não exigia nada além de pão e circo. Nesta obra, Paul Veyne, munido de farta documentação, constroi uma narrativa bem mais complexa para essa história: antes de ser uma deliberada estratégia de manipulação das massas, o famigerado panem et circenses tem raízes históricas, origina-se de uma prática herdada dos gregos e remete a um comprometimento com a vida social por parte dos nobres.

Ao questionar certo discurso historiográfico monolítico em Pão e circo: sociologia histórica de um pluralismo político, lançamento da Editora Unesp, o renomado arqueólogo e historiador francês propõe e explora novas possibilidades interpretativas para a política e a economia na Antiguidade greco-romana. Neste que é o seu mais importante trabalho e que até então seguia inédito em português, Veyne nos mostra que a vida antiga era muito mais complexa e sutil: a prática de construir teatros e oferecer banquetes (ou distribuir trigo e patrocinar jogos públicos) também portava uma espécie de comprometimento com o bem comum por parte da elite da época, tanto por conta de um sentido de dever, como também por ser um modo de demonstrar superioridade. 

O livro narra de maneira vívida e abrangente um período fascinante da aventura humana na Antiguidade, possibilitando à nossa sociedade contemporânea, burocrática e universalista compreender o evergetismo, que é como Veyne denomina as liberalidades feitas pelas classes dirigentes aos povos helênicos e romanos. Ou seja, permite-nos entender de modo profundo uma sociedade na qual as livres relações de dom e de beneficência ocupam o lugar que hoje é dominado pelo mercado e pela regulamentação.

Sobre o autor – Paul Veyne, nascido em 1930, em Aix-en-Provence (França), é um historiador e arqueólogo francês, especialista em Roma Antiga. Professor honorário do Collège de France, escreveu Os gregos acreditavam em seus mitos? (2014) e Elegia erótica romana (2015), ambos publicados pela Editora Unesp.

Título: Pão e circo: sociologia histórica de um pluralismo político
Autor: Paul Veyne
Tradução: Lineimar Pereira Martins
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 784
Preço: R$ 128,00
ISBN: 978-85-393-0606-0


Assessoria de Imprensa da Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom