Obras de Machado de Assis, Jean-Paul Sartre e Guimarães Rosa em promoção

Notícia
Notícias
segunda-feira, 21 de junho de 2021

Guimarães Rosa (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A penúltima semana de junho traz obras de três grandes autores com 25% de desconto: Machado de Assis, Jean-Paul Sartre e Guimarães Rosa. Confira abaixo mais detalhes sobre as campanhas da Fundação Editora da Unesp realizadas por meio da Livraria Unesp. 

182 anos de Machado de Assis

O escritor Machado de Assis é considerado por muitos estudiosos como um dos maiores - senão o maior - nome no panteão da literatura do Brasil. É assinalado como o introdutor do realismo no país. Sua extensa obra constitui-se de dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Suas principais obras - Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899), A mão e a luva (1874) e Quincas Borba (1891) - esta última publicada pela Editora Unesp na Coleção Clássicos da Literatura - fizeram com que o crítico literário estadunidense Harold Bloom considerasse Machado o maior escritor negro de todos os tempos. Confira, aqui, diversas obras do e sobre o escritor com 25% de desconto na Livraria Unesp até 24 de junho. 

116 anos de Jean-Paul Sartre

O filósofo Jean-Paul Sartre, figura emblemática do intelectual engajado e um dos mais influentes pensadores do século XX, nasceu em 21 de junho de 1905 em Paris, na França. Sua trajetória é caracterizada por uma atitude militante da filosofia, na qual manifestou a sua solidariedade com os acontecimentos mais importantes de seu tempo, considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado. Em 1964, foi premiado pela Academia Sueca com o Nobel de Literatura, que ele no entanto recusa, pois segundo ele nenhum escritor pode ser transformado em instituição. Faleceu em 15 de abril de 1980, em Paris, e seu funeral foi acompanhado por mais de 50 mil pessoas. Como forma de prestar homenagem a esta grande mente, a Livraria Unesp tem uma seleção de grandes obras do e sobre o autor, com 25% de desconto, até 28 de junho. 

113 anos de Guimarães Rosa

Grande contista e romancista do sertão brasileiro, João Guimarães Rosa - também novelista, médico e diplomata - integra o time dos grandes nomes que fizeram parte da terceira geração do modernismo. Nasceu em 27 de junho de 1908, no município de Cordisburgo, Minas Gerais, formou-se em medicina em Belo Horizonte (1930) e trabalhou no interior mineiro - onde teve contato com as falas do sertão presentes em suas obras.Entrou para carreira diplomática por volta de 1934, atuando na Europa e América do Sul, dividido entre a literatura e a carreira diplomática publicou seu primeiro livro de contos, Sagarana, em 1946. Mais tarde, publicou Corpo de Baile (1956), Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Histórias (1962), reunindo 21 contos curtos, e Tutaméia (1967), conjunto de 40 contos. Foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, ocupando a  nº 2 da Academia Brasileira de Letras por apenas três dias, depois de adiar por quatro anos sua posse. Morreu em 19 de novembro de 1967, no mesmo ano em que foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura, tendo, deste modo, sua indicação cancelada. Para dar voz ao legado deste importante autor, aqui, pode ser conferida uma seleção de obras do e sobre o autor, com 25% de desconto, até o dia 28 de junho. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br