Operação Pandora Papers e relatório da CPI da pandemia em foco no 4 Ases

Notícia
Notícias
segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Pandora Papers revelaram autoridades e empresários pelo mundo que possuem contas em paraísos fiscais

(Foto: Alan Santos/PR Wikimedia Commons)

O programa 4 Ases, que vai ao nesta quinta, 7, às 17h, analisa o escândalo revelado pelos Pandora Papers, investigação conduzida por jornalistas sobre a prática de depositar dinheiro em "paraísos fiscais" por meio de empresas offshore.

Os comentaristas do programa discutem as revelações sob a ótica das áreas jurídica, política, econômica e internacional – e, especialmente, o conflito de interesses. No Brasil, atinge os dois principais atores no cenário econômico: o próprio ministro da economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Além disso, Ibsen Costa Manso antecipa as consequências políticas da CPI da Pandemia, cujo relatório poderá ser divulgado no próximo dia 20 de outubro. Assim como Wálter Fanganiello Maierovitch, que também vai falar sobre a separação jurídica em três partes do relatório final da CPI. E sobre a polêmica das offshores questiona: “Se o ministro da economia da Holanda cair, Guedes, pelo mesmo motivo de ter uma offshore em paraíso fiscal, também deve ser demitido?”.

No campo das offshores, Moises Rabinovici, entre outros alvos investigados, aponta para o Rei Abudllah II, da Jordânia, um dos cofres mais recheados entre 12 milhões de documentos.    

Humberto Casagrande provoca: “As offshores e as autoridades: pode Arnaldo?”.    

O programa 4 Ases conta com o apoio institucional da Fundação Editora da Unesp (FEU), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Portal Imprensa. Todas as edições anteriores do programa podem ser conferidas nesta playlist no canal da Editora Unesp no YouTube.

SIGA OS 4 ASES

YouTube:   YouTube.com/c/programa4ases
Facebook:  bit.ly/4AsesFacebook
LinkedIn:   bit.ly/4AsesLinkedIn
Twitter:      bit.ly/4AsesTwitter
Instagram: bit.ly/4AsesInstagram

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br