Para compreender o positivismo lógico de Ayer

Notícia
Notícias
sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Em 29 de outubro de 1910, nasceu Alfred Jules Ayer (1910-1989), educador e filósofo britânico. Para conhecer as ideias deste filósofo, conhecido por seu empirismo lógico, Oswald Hanfling apresenta uma introdução ao pensamento do autor na obra Ayer, da Coleção Grandes Filósofos, em que inicia assim:

"Diz-se, às vezes, que o problema da filosofia é que nada mais chega a ficar estabelecido. Perguntas formuladas pelos antigos gregos ainda hoje continuam a ser feitas, e não parece haver consenso quanto às suas verdadeiras respostas. Se, ou até que ponto, essas queixas são justificadas vai depender do que se considere como propósito da filosofia. Mas pode-se ter a sensação de que há algo de radicalmente errado nessa empreitada, e que, se fôssemos capazes de identificar a falha, poderíamos transformar a questão, ou substituí-la por algo de mais frutífero. É essa a visão que Ayer expressa nas primeiras frases de Linguagem, verdade e lógica (1936), com uma crença confiante de ter encontrado a falha" (página 7). 

Foi nesta que apresentou aos leitores britânicos e americanos o positivismo lógico do Círculo de Viena, seguindo a tradição de Hume.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp