Para refletir sobre o cuidado com a terra

Notícia
Notícias
quinta-feira, 13 de abril de 2017

Em 13 de novembro de 1989 foi sancionada, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a lei Nº 7.876 que institui 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data homenageia o nascimento daquele que é considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos, Hugh Hammond Bennett, e busca conscientizar as pessoas sobre a importância e a necessidade da boa utilização deste recurso natural. Para conhecê-lo melhor, a Editora Unesp resgata alguns títulos de seu catálogo que abordam questões específicas sobre o tema. 

Importante obra de referência em área ainda carente de publicações especializadas, Rochas magmáticas (656 páginas, de R$ 112 por R$ 89,60 até 17 de abril), de Eberhard Wernick, enfoca a classificação das rochas magmáticas, estudando seu conteúdo mineral e sua composição química. A seguir, refere-se à atividade química de alguns elementos do magma, principalmente o silício e o sódio. Por último, vincula a ocorrência das diferentes rochas magmáticas e os diversos ambientes tectônicos definidos pela teoria das placas. Indicado a estudantes de Geologia, Geografia e Ecologia, destina-se, também, àqueles que se interessam pelas ciências naturais, com conhecimentos básicos de mineralogia, química e geologia. O autor aborda os aspectos mineralógicos, químicos, termodinâmicos e tectônicos e recupera constantemente as noções básicas, oferecendo uma visão geral e a integração dos tópicos estudados. 

Já em Dinâmica do relevo (148 páginas, download gratuito), organizado por Peter Christian Hackspacher, estão reunidos especialistas para analisar, de modo geral e sucinto, alguns importantes assuntos relacionados à Geologia estrutural, à Geomorfologia e à Estratigrafia: os conceitos de calor e de transporte na crosta terrestre; a aplicação de mode­los numéricos termais na Geomorfologia; a evolução do relevo a partir da relação entre tectônica e sedimentação; os fatores exógenos de elaboração do relevo; a evolução do relevo a partir de escarpas e as antigas superfícies geomórficas; os métodos termocronológicos. Um livro original, que trata o tema de modo o mais próximo possível da realidade nacional e demonstra como a evolução do relevo implica diretamente uma diversidade de consequências quanto à forma e ao uso da terra. Uma importante contribuição para o meio acadêmico e científico sobre a dinâmica do relevo. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp