Percival Tirapeli e Laura Carneiro lançam 'Igrejas de São Paulo' nesta sexta-feira

Notícia
Notícias
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Obra, que será lançada no Pateo do Collegio no próximo dia 28, reúne 80 artigos de 40 pesquisadores, além de 330 fotografias de edificações religiosas católicas na cidade de São Paulo, para examiná-las sob a perspectiva da pintura, arquitetura e escultura 

No próximo dia 28 de janeiro, às 18h, no Pateo do Collegio, será lançado o livro Igrejas de São Paulo: Arte e fé, organizado pelo professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp Percival Tirapeli e pela jornalista Laura Carneiro, uma coedição da Editora Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada. A data se inscreve nas comemorações do Aniversário de 468 anos da capital paulista.

Na ocasião, além da possibilidade de adquirir o livro, haverá uma apresentação da obra pelos organizadores, seguida de sessão de autógrafos com autores e coautores.

SOBRE O LIVRO 

Uma comunhão de artistas dos mais variados estilos, do barroco à modernidade, materializou na arte religiosa o melhor da expressão plástica do divino na cidade de São Paulo, aclamada como Babel às avessas pela sua imensa diversidade étnica e artística: Almeida Junior, Benedito Calixto, Victor Brecheret e Galileo Emendabili, por exemplo, são só alguns dos muitos mestres da pintura e escultura que se atraíram pelos templos. Como forma de mergulhar nesta vastidão de igrejas da capital paulista e em seu esplendor artístico, nasce Igrejas de São Paulo: Arte e fé

A obra, ricamente ilustrada com 330 fotografias, reúne 80 artigos, de 40 autores dos mais renomados para tratar do tema. “O livro é resultado das atividades de pesquisa e docência de membros do Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva (BMV) do Instituto de Artes da Unesp, e também de convidados”, comenta Tirapeli. “No que diz respeito aos dados históricos, a base para a elaboração deste livro foi o fundamental trabalho de Leonardo Arroyo, Igrejas de São Paulo – Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade (Livraria José Olympio Editora, 1954).” 

SOBRE OS ORGANIZADORES 

Percival Tirapeli (Nhandeara, SP, 1952) é professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp. Mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor de 25 livros sobre história da arte brasileira e latino-americana, com ênfase no período colonial.

Laura Carneiro (São Paulo, 1953) é pós-graduada em Gestão da Comunicação pela ECA-USP, graduada em Audiovisual pela mesma Escola e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Foi jornalista e assessora de imprensa em vários veículos e instituições. É produtora das viagens e atividades nacionais e internacionais, referentes aos livros e palestras de Percival Tirapeli, com quem é casada desde 1978. 

Título: Igrejas de São Paulo: Arte e fé
Organizadores: Percival Tirapeli e Laura Carneiro
Número de páginas: 420
Formato: 27 x 27 cm 
ISBN Editora Unesp: 978-65-5711-099-7

Para quem não puder comparecer, o livro já está disponível aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=EHBCnfDGDhw

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br