Perfil literário resenha 'Carta sobre a felicidade', de Epicuro

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 11 de agosto de 2020

O perfil do Instagram @erikalendo divulgou a resenha da obra Carta sobre a felicidade (a Meneceu), de Epicuro, um clássico da Editora Unesp.

Confira a resenha abaixo: 

"Epicuro nasceu em 341 a.C., na ilha grega de Samos. Após fazer seus estudos iniciais de filosofia, aos 18 anos vai para Atenas, a capital da cultura grega na Antiguidade. Ao longo da vida percorre outros locais, e conquista alguns adeptos para sua escola, dentre eles Heródoto e Meneceu, este último a quem Epicuro envia a carta dessa edição.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, a doutrina epicurista não prega a fruição desmedida dos prazeres. A famosa escola "Jardim de Epicuro" funcionava como uma comunidade ascética. O hedonismo, isto é, a busca excessiva pelo prazer, não se coaduna com o que exortava Epicuro. E nessa carta entendemos o porquê.

Como as pessoas podem proceder de maneira a alcançar a saúde de espírito? Epicuro garante que o cultivo da filosofia entre jovens e velhos é crucial. E aconselha para que seja vencido o medo da morte, ao eliminar a vontade inútil de viver eternamente. Assim, basta que todos se concentrem em viver em qualidade.

Nesse sentido, conhecer os desejos e controlá-los se torna fundamental para a saúde da mente e do corpo, a fim de que a dor não seja o resultado da busca desenfreada por prazer. O prazer, para Epicuro, não é aquele que atormenta o espírito, mas o que transmite paz. É esse o prazer que deve ser buscado em detrimento dos anseios dos sentidos e das cobiças materiais.

Depois dessa leitura curta, de cerca de 50 páginas, mas potente e reflexiva, deixo essa indicação para vocês. Não é à toa que o epicurismo sobreviveu no cosmos greco-romano por séculos, influenciando nomes como Cícero e Sêneca, e chega até os nossos dias como modelo de busca moderada pelo prazer."  

Leia a resenha também aqui e confira o Instagram da Editora Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br