Perfil literário resenha 'Depois de 1945', de Hans Ulrich Gumbrecht

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 4 de agosto de 2020

O perfil no Instagram @jeanpaulsartreengagement divulgou resenha do título Depois de 1945: latência como origem do presente, de Hans Ulrich Gumbrecht, publicado pela Editora Unesp em 2014.

"Estás em lugar algum. Como está vazio o mundo. Uma cadeira de jardim e uma cadeira de navio, esquecidas lá fora. Entre rochas afiadas, minha sombra ressoando. Estou cansado. Emirjo da terra".

"O poema acima (Apócrifa) é de Jänos Pilinkzki, poeta húngaro que o compôs entre os anos 50-55, à porta da invasão da Hungria. Sobre eles, o poeta e o poema, Hans Ulrich Gumbrecht nos diz: "O que ele comprimiu nesse poema é metade da nossa história com o tempo". A narrativa de Ulrich termina numa escrivaninha em 2011, contemplando a obra "Number 28", do artista Jackson Pollock. É naquela metade ou na ruga do tempo entre "Apócrifa" e "Number 28" que Depois de 1945 conosco busca um lugar, incluso aqui um projeto de regresso para casa que conduz o leitor a mergulhar nas utopias que se esgarçaram e num presente tomado pelo passado do qual não se consegue libertar. Em tempos de pandemia em que o futuro se afastou e parece ter sido congelado por um passado que se projeta agora no presente, envenenado por anos torturados, Ulrich analisa em Depois de 1945, uma dimensão - melhor seria dizer, catástrofe - muda e surda que emerge desde o pós-guerra."

Confira a resenha completa aqui e acompanhe também o Instagram da Editora Unesp.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br