Pesquisa combina desenvolvimento e combate aos riscos climáticos

Notícia
Notícias
terça-feira, 22 de março de 2016

Celebra-se em 23 de março o Dia Mundial da Meteorologia, ciência responsável pelo estudo dos processos atmosféricos e da previsão do tempo. A data foi escolhida em função da criação da Organização Mundial da Meteorologia e tem como objetivo ressaltar a importância dessa área que tem conseguido, inclusive, salvar milhares de vidas ao redor do mundo com suas previsões, alertas precoces e planos de evacuação.  

Diante da necessidade urgente de um desenvolvimento sustentável do planeta, a Editora Unesp resgata neste Dia Mundial da Meteorologia  a obra Desenvolvimento e mudança climática, que combina a experiência do Banco Mundial, uma instituição que trabalha em cooperação com países de todos os continentes, com avançadas pesquisas acadêmicas para analisar e apresentar propostas concretas diante as mudanças ambientais. Trata-se de um amplo exame dos meios pelos quais o redirecionamento de políticas públicas pode ajudar no combate aos novos riscos ambientais.

Com base nas interconexões entre as disciplinas de economia do desenvolvimento, ciência, energia, tecnologia, finanças e regimes internacionais efetivos e governança, a obra apresenta iniciativas de financiamento para ajudar os países a lidar com a situação ambiental e mecanismos de incentivo a ações presentes que tragam resultados futuros. Também mostra como integrar as realidades de desenvolvimento no contexto da política internacional em acordos, ou seja, instrumentos para gerar economia de carbono e medidas para promover a inovação e difusão de novas tecnologias.

Ao trazer dados em tabelas, quadros, mapas e indicadores, este Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial trabalha com a ideia de sustentabilidade e pensamento “verde” em cada indivíduo, dinamizando ações que resolvam os problemas gerados pela mudança climática. Reforça assim a imagem de um mundo “inteligente com relação ao clima”, que só será alcançado se todos agirem agora, de modo diferente mas coordenado. Isto porque nenhum país está imune às alterações climáticas e nem é capaz de enfrentar, sozinho, os desafios que surgirem ao longo dos anos, já que isso envolve decisões políticas, mudanças tecnológicas e conseqüências de grande abrangência.

A preocupação central são os países em desenvolvimento, que devem absorver de 75% a 80% dos custos relacionados a danos causados pelas mudanças climáticas. Tendo a perspectiva de que a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável continuam a ser prioridades globais, o relatório destaca que são justamente os países em desenvolvimento que mais dependem diretamente dos recursos naturais sensíveis ao clima para gerar renda e bem-estar, além de serem os que mais carecem de capacidade técnica e financeira para gerenciar o risco climático. Riscos que prejudicam não só os ganhos conquistados como também as perspectivas de desenvolvimento, tornando ainda mais difícil que se alcancem as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Título: Desenvolvimento e mudança climática: relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2010
Autor: Banco Mundial (equipe do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento)
Número de páginas: 440
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-85-393-0025-9

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp