Pesquisa prospecta futuro das universidades públicas e da ciência no Brasil em 2040

Notícia
Notícias
segunda-feira, 7 de março de 2022

A partir de uma extensa análise de dimensões, atores, relações de força, incertezas e possibilidades de ruptura, analistas apresentam quatro possíveis cenários  

O inquietante contexto de progressiva e sistemática redução dos recursos destinados às universidades públicas e às atividades de pesquisa acadêmico-científicas no Brasil, assim como as contendas sobre a legitimidade e a credibilidade da produção científica e as investidas contra a autonomia das universidades brasileiras, levaram o Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos (GECeP), vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e à Unesp, a construir possíveis cenários para as instituições públicas de ensino superior e a atividade científica no Brasil, tendo como horizonte temporal pouco menos de 20 anos. Dessa forma, nasce O futuro da universidade pública e da ciência no Brasil em 2040, lançamento da Editora Unesp.

O projeto teve início em junho de 2020 e pôde assistir a um período de solapamento das políticas públicas para a educação. “O presente estudo de cenários prospectivos teve como ponto de partida e motivação as mesmas incertezas, preocupações, esperanças e empenho em fortalecer a universidade pública e a produção científica no Brasil”, explicam os organizadores na apresentação do livro.

“Ao nos perguntarmos qual será́ a situação das instituições públicas de ensino superior e da pesquisa no Brasil de 2040, o presente estudo prospectivo não tem pretensão preditiva, isto é, não se pretende asseverar como será́ de fato o futuro ou traçar as probabilidades de ocorrência de certos eventos. Seu objetivo é, por meio da construção de cenas futuras, trazer ao debate público os caminhos aos quais podem nos direcionar as decisões tomadas no presente. Busca-se, assim, promover uma reflexão coletiva sobre qual direção estamos tomando e aonde desejamos ou precisamos chegar, em termos de ensino superior e pesquisa acadêmico-científica no Brasil.”

Ao longo da obra, uma miríade de autores apresenta quatro imagens de futuro que exploram uma variada gama de resultados e respostas aos dilemas que se observam no presente, destacando desde fenômenos mais tendenciais até́ rupturas mais profundas. Estes cenários foram elaborados a partir de uma extensa análise de dimensões, atores, relações de força, incertezas e possibilidades de ruptura, que orientaram os pesquisadores por seis eixos principais: financiamento, dinâmicas políticas nacionais e internacionais, ensino, pesquisa, extensão e impacto social, considerando ainda os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Parte da pesquisa envolveu consultar diretamente membros da comunidade acadêmica – professores, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e técnicos administrativos – de diferentes partes do país. “Essa consulta revelou variadas percepções que se estendem dos tons de mais intenso pessimismo e desilusão a assertivas otimistas e esperançosas”, assinalam. “As respostas indicam também um forte consenso de que é necessário um conjunto coeso e bem delineado de ações para enfrentar a situação desafiadora em que se encontram as universidades públicas e a produção científica no Brasil.”

Sobre os organizadores

David P. Succi Junior é doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e pesquisador do Grupo de Estudos de Segurança Internacional (GEDES) e do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos (GECeP).

Raquel Gontijo é docente do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas e pesquisadora do GEDES e do GECeP.

Samuel Alves Soares é professor associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e docente do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP). É fundador e coordenador do GECeP, pesquisador do GEDES e do CNPq.

Título: O futuro da universidade pública e da ciência no Brasil em 2040
Organizadores: David Succi Jr., Raquel Gontijo, Samuel Alves Soares
Número de páginas: 174
Preço: Download gratuito
ISBN: 978-65-5714-066-6 (e-book)

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br