Pesquisadora desvela o papel da educação na construção do conceito de raça

Notícia
Notícias
terça-feira, 14 de junho de 2022

Com o intuito de legitimar relações de dominação e poder, teorias racialistas e eugênicas foram utilizadas em processos de subalternização e opressão sociorracial das populações negras, mestiças e indígenas no período de organização das nações latino-americanas no contexto pós-independência

Qual o papel atribuído à educação na organização da América Latina? Como examinar este assunto partindo dos processos colonizadores e civilizadores empreendidos pelos países europeus no continente americano e perpassando os diferentes séculos e suas peculiaridades sociais e políticas? Pois é a estas e outras perguntas que a pesquisadora Cynthia Greive Veiga procura responder em Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana, publicação da Editora Unesp que marca o lançamento da Coleção Diálogos em História da Educação, um empreendimento monumental em parceria com a Sociedade Brasileira de História da Educação. Esta primeira obra lança luzes sobre os mecanismos utilizados para a construção do conceito de raça na região, fundamentado em uma perspectiva eurocêntrica que privilegiava presumidas diferenças biológicas.

“Apresentar aos leitores este primeiro volume da Coleção Diálogos em História da Educação é tarefa honrosa e ao mesmo tempo desafiadora, pois este livro de Cynthia Greive Veiga constitui, sem dúvida, um marco na historiografia da educação latino-americana, não somente por abordar uma temática crucial para o entendimento das nossas sociedades, mas pela abordagem utilizada pela autora e pelas reflexões instigantes que o livro provoca”, anota a pesquisadora Rosa Fátima de Souza Chaloba no prefácio.

Ao longo do livro, o leitor se depara com achados de uma pesquisa rigorosa com base em abundante argumentação empírica que desconcerta e até mesmo confronta interpretações instituídas. A respeito da educação, alguns questionamentos provocativos permeiam toda a obra: o que dizer da escolarização? Da proposição de uma escola universal, com fins civilizadores de homogeneizar costumes, hábitos, sensibilidades e crenças? Perscrutar como a educação participou dos processos de subalternização e opressão sociorracial se impõe como fronteira a ser explorada. “Assim, levando-se em consideração o quadro profundo de discriminação racial, quais questões estiveram presentes no debate educacional da América Latina ao proclamar a escola como difusora da civilização? Sem dúvida, a imposição da escola pública universal na América se difere da na Europa, pois como fazer as populações negras, indígenas e mestiças se integrarem na nova dinâmica do trabalho capitalista? De imediato, os reformadores tiveram que se haver não somente com as diferenças de classe, tal como na Europa, mas também com as de ‘raça’, inclusive tornando a desigualdade escolar um mecanismo poderoso de subalternização das raças”, escreve Cynthia Greive Veiga na introdução do livro.

“Ao interrogar os processos de subalternização e opressão sociorracial a que foi submetida boa parte das populações da América Latina, especialmente as pessoas negras, mestiças e indígenas, desde o processo de colonização, a autora põe em discussão a construção histórica das desigualdades na região”, pontua Chaloba. “Portanto, a atualidade do tema não poderia ser mais oportuna quando vemos emergir nos últimos anos, em vários países, particularmente no Brasil, ondas de regressão conservadora, agravadas no transcurso da pandemia de Covid-19, ameaçando a democracia e os avanços nos direitos de cidadania arduamente conquistados.”

Sobre a autora – Cynthia Greive Veiga é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em História (1982) e mestrado em Educação (1987) pela mesma universidade, bem como doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pelo departamento de História da Universidade de São Paulo (2003).

Título: Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana
Autora: Cynthia Greive Veiga
Prefácio: Rosa Fátima de Souza Chaloba  
Número de páginas: 376
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-5711-080-5
Preço: R$ 98

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br