Pesquisadores examinam transição caótica de poder entre Trump e Biden nos EUA

Notícia
Notícias
quarta-feira, 8 de junho de 2022

Autores abordam temas que envolveram a passagem de bastão entre presidentes e refletem sobre a agenda desafiadora do democrata e o papel do país no sistema internacional
(montagem sobre foto de Adam Schultz - Flickr)  

Trump pregou uma peça no mundo político, em 2016, quando chegou à presidência dos Estados Unidos sem experiência governamental ou militar e dominando o Partido Republicano. No mandato, demonstrou capacidade inexcedível para alterar o estado das coisas. Entregou resultados substanciais a seus apoiadores, como redução de impostos, desregulamentações ambientais, reformulação do judiciário federal. No âmbito externo, desapoiou acordos multilaterais, mudou regras imigratórias, provocou duras disputas com a China. Terminou o governo com dois processos de impeachment. Como forma de jogar luz sobre este turbulento período – que inclui a caótica passagem de poder que culminou na invasão do Capitólio por partidários de Trump – e também a agenda desafiadora à frente de Joe Biden e o papel dos EUA no sistema internacional, nasce De Trump a Biden: partidos, políticas, eleições e perspectivas, lançamento da Editora Unesp organizado por Sebastião C. Velasco e Cruz e Neusa Maria P. Bojikian.

“Como entender o êxito extraordinário de um personagem tão transgressor e o domínio que exerceu sobre seus pares? Como caracterizar as diretivas de seu governo em suas múltiplas faces? Como interpretar as circunstâncias e os desdobramentos da eleição em que foi derrotado em seu intuito de se manter por mais quatro anos no cargo? Quais as implicações, para os Estados Unidos e para o mundo, da vitória de seu oponente, o democrata Joseph Biden? O que esse processo em seu conjunto nos revela sobre as camadas mais profundas da sociedade norte-americana e sobre o papel dos Estados Unidos no sistema internacional?”, perguntam-se os organizadores. “Os ensaios reunidos neste livro procuram responder a questões dessa ordem e refletem em variada medida os acontecimentos traumáticos que marcaram a transição de governo nos Estados Unidos. Incorporam ainda informações sobre a composição do governo Biden e suas primeiras medidas.”

Os 17 ensaios dividem-se em três grandes eixos: no primeiro, os textos referem-se ao estudo do sistema partidário norte-americano, com foco na organização interna de seus dois grandes partidos, destacando-se a análise das relações tensas entre Donald Trump e o establishment do Partido Republicano, e das tendências que disputam a condução política do Partido Democrata; o segundo eixo reúne artigos sobre diferentes temas de política governamental (Judiciário, meio ambiente, migrações, comércio internacional; China, Europa, Oriente Médio e América Latina) e, por fim, o terceiro eixo é dedicado à conjuntura política em 2020, com ênfase nas respostas desencontradas à pandemia da covid-19 e à natureza crítica da eleição presidencial desse ano. Esse último tema é explorado sob diferentes ângulos nos três capítulos do livro, que se encerra com um ensaio interpretativo abrangente, no qual a contestação dos resultados do pleito por Donald Trump e seus partidários aparece como aspecto de uma crise mais geral da sociedade norte-americana.

Sobre os organizadores

Sebastião C. Velasco e Cruz é professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Estadual de Campinas e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp/Unicamp/PUC-SP. Coordenador Geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu).

Neusa Maria P. Bojikian é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp/Unicamp/PUC-SP, e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu).

Título: De Trump a Biden: partidos, políticas, eleições e perspectivas
Organizadores: Sebastião C. Velasco e Cruz e Neusa Maria P. Bojikian
Número de páginas: 384  
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 69
ISBN: 978-65-5711-085-0  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br