Peter Burke em dose dupla

Notícia
Notícias
terça-feira, 28 de junho de 2016

Duas obras do historiador inglês Peter Burke que estavam esgotadas acabam de chegar de nova impressão. Confira mais sobre cada uma delas: 

Como os historiadores utilizam a teoria social? E os teóricos sociais, como eles empregam a História? Com uma linguagem clara e vigorosa, Peter Burke oferece em História e teoria social algumas respostas de longo alcance para essas questões que se apresentam aparentemente simples, mas que engendram profundas e, por vezes, contraditórias repercussões nas ciências humanas. 

O clássico texto, agora revisado e atualizado em sua segunda edição, analisa a relação entre o campo de conhecimento dos historiadores e o dos cientistas sociais - antropólogos, sociólogos, psicólogos, geógrafos etc. -, bem como as tentativas de convergência empreendidas nas últimas décadas. Esta edição contém, ainda, análises e exemplos a respeito de discussões atuais, como o capital social, a globalização e o pós-colonialismo.

A escrita da história: novas perspectivas representa uma mostra significativa das mais recentes tendências da metodologia e da prática historiográfica. Peter Burke reuniu neste volume textos de alguns dos mais importantes historiadores contemporâneos, como Roy Porter, Ivan Gaskell, Joan Scott, Robert Darnton, Jim Sharpe, Henk Wesseling, Giovanni Levi e ele próprio.

O resultado é algo absolutamente diverso de tudo o que se dispõe sobre o assunto. O volume compreende algumas das novas áreas interdisciplinares da investigação histórica, tais como antropologia histórica, história da mulher, história do corpo, história das imagens, história oral e outras. Os vários estudos analisam as principais contribuições em cada domínio específico e esboçam as perspectivas do seu futuro desenvolvimento. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp