Pierre Montebello propõe nova interpretação dos textos de Nietzsche

Notícia
Notícias
segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Neste ensaio instigante, filósofo francês baseia-se principalmente em diversos fragmentos para reconstruir o pensamento nietzschiano a respeito da própria constituição da realidade 

“Permanecei fiéis à Terra!” Assim falou Zaratustra, antecipando a preocupação do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais evidente entre os anos 1887 e 1888, em reabilitar o “mundo real”. Mas qual é a natureza do realismo de Nietzsche? Como a Terra se tornou, em sua obra, o novo objeto metafísico, e mesmo o único objeto metafísico? Em busca de responder a estas perguntas, Pierre Montebello examina os cadernos preparatórios de Vontade de poder, que desempenham um papel considerável na reelaboração do pensamento nietzschiano, e traz a lume Nietzsche – O mundo da Terra, pela Editora Unesp.

“É bastante evidente que os fragmentos que vamos percorrer são apenas um esboço do pensamento nietzschiano – não podem ser considerados textos acabados. A incompletude é sua condição original. Trata-se literalmente de pensamentos fragmentários”, explica Montebello. “Mas esses fragmentos têm a vantagem ímpar de apresentar um pensamento em formação, um pensamento em ação, apreendido em seu surgimento, em sua tensão, em suas obsessões. São sarcasmos, pensamentos sutis, mordazes, combativos e venenosos, contra mil adversários que formam a história de nossa cultura moderna.”

Segundo o autor, Nietzsche maneja com sutileza a arte da genealogia, a arte de decifrar as forças inconscientes que atuam no seio da cultura, o fundo subterrâneo dos pensamentos, seu mecanismo psicológico, sua forma de poder. “No fundo, essa arte tem apenas um objetivo: lançar uma luz viva e extraordinariamente penetrante sobre os meandros obscuros do evento que chega ao Ocidente – o niilismo, a negação da Terra –, para substituí-lo pela possibilidade de um mundo criativo, o mundo da vontade de poder, o “sentido da Terra”.

“Embora não possamos descolar esse projeto de linhas de pensamentos anteriores, deparamo-nos com uma mudança profunda de seu pensamento”, pontua Montebello. “Com esse projeto, o que emerge é outra ‘concepção do mundo’ (expressão frequentemente utilizada, mas as aspas são indispensáveis a princípio, pois um mundo não é uma questão de concepção, de representação, ele exprime relações de poder entre forças), uma nova interrogação sobre o que doravante devemos entender por mundo. Um ‘outro mundo’, sustentado pela Terra, desenha-se no horizonte. Mundo dionisíaco, mundo da vontade de poder.”  

Sobre o autor  – Pierre Montebello é professor de filosofia na Université de Toulouse – Le Mirail. Além de estudar o pensamento de Nietzsche, Montebello também se dedicou, entre outros estudos, ao comentário de obras de Bergson, Gabriel Tarde e, com destaque, Gilles Deleuze. 

Título: Nietzsche – O mundo da Terra
Autor: Pierre Montebello
Tradução: Fabio Stieltjes Yasoshima
Número de páginas: 196 
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-65-5711-079-9 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br