Prêmio Nobel de Física 2020 aprofunda reflexões sobre as bases da consciência humana

Notícia
Notícias
segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Roger Penrose lança um olhar aguçado sobre a inteligência artificial, conciliando computadores e as leis da física, para entender o significado da mente humana 

No fim da década de 1980, Roger Penrose era aclamado por trazer uma brilhante reflexão a respeito da mente humana, bem como uma nova perspectiva sobre a paisagem científica e um vislumbre do possível futuro da ciência, em seu The Emperor’s New Mind. Aprofundando este raciocínio, o ganhador do Nobel de Física 2020 lança um olhar arguto sobre a inteligência artificial e aponta os caminhos que teriam o potencial de explicar a base física da mente humana, em Sombras da mente: uma busca pela ciência perdida da consciência, que chega pela primeira vez em língua portuguesa, pela Editora Unesp.

“Parte da motivação para escrever novamente sobre esse tema surgiu originalmente de uma necessidade de respostas detalhadas para diversos questionamentos e críticas que várias pessoas levantaram relacionadas aos argumentos expostos em ENM [The Emperor’s New Mind]”, anota Penrose. “Um dos temas centrais de ENM havia sido meu argumento de que, através do uso de nossa consciência, nós nos tornamos capazes de realizar ações que se encontram além de qualquer atividade computacional. No entanto, em ENM essa ideia foi, de certa maneira, apresentada como uma hipótese especulativa e havia certa vagueza em relação a que tipos de procedimentos poderiam ser abarcados sob o termo de ‘atividade computacional’. O presente livro provê o que acredito ser uma argumentação muito mais poderosa e rigorosa para essa conclusão geral, além de ser aplicável para qualquer processo computacional.”

Penrose fundamenta esse raciocínio em dois pilares, um negativo e outro positivo. No primeiro, ele argumenta fortemente contra o ponto de vista de que a mentalidade consciente – em todas suas várias manifestações – poderia, em princípio, ser completamente entendida por modelos computacionais; no segundo, foca em uma busca genuína por meios, restritos pela dura realidade dos fatos científicos, pelos quais um cérebro cientificamente descritível poderia fazer uso de princípios físicos sutis e majoritariamente desconhecidos de maneira a realizar as necessárias ações não computacionais.

“Em consonância com essa dicotomia, os argumentos neste livro são apresentados em duas partes”, explica. “A Parte I fornece uma extensa e detalhada discussão de maneira a embasar fortemente minha tese de que a consciência, na sua manifestação particular na capacidade humana de ‘entendimento’, está realizando algo que um simples cálculo computacional não pode realizar. Na Parte II, a argumentação segue para a física e para a biologia. A linha de raciocínio, ainda que contenha partes que são decididamente mais especulativas que a rigorosa discussão da Parte I, representa uma tentativa genuína de entender como tais ações não computacionais poderiam surgir dentro das leis da física cientificamente compreensíveis.”

As ideias defendidas e discutidas por Penrose demonstram que os entendimentos atuais ficam muito aquém de serem capazes de nos prover um entendimento científico da mentalidade humana. “De toda forma, isso não significa que o fenômeno da consciência deve permanecer fora do domínio das explicações científicas”, defende. “Penso que é importante que qualquer leitor dedicado, desejando compreender como um fenômeno tão estranho como a mente pode ser entendido em termos de um mundo físico material, obtenha uma noção significativa do quão estranhas são de fato as regras que devem realmente governar aquele ‘material’ do nosso mundo físico.” 

Sobre o autor – Roger Penrose é Rouse Ball Professor of Mathematics na University of Oxford. É autor de The Emperor’s New Mind, best-seller que em 1990 recebeu o prêmio COPUS do Reino Unido para a escrita científica. Em 1988, recebeu o Prêmio Wolf de Física, compartilhado com Stephen Hawking, por sua contribuição conjunta para a nossa compreensão do universo, e em 2020 foi laureado com o Prêmio Nobel de Física. Do autor, a Editora Unesp também publicou O grande, o pequeno e a mente humana

Título: Sombras da mente: uma busca pela ciência perdida da consciência
Autor: Roger Penrose
Tradução: Gabriel Cozzella
Número de páginas: 574
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 94
ISBN: 978-65-5711-073-7 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br