Professor de genética conduz divertido passeio sobre o sexo das plantas

Notícia
Notícias
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Irreverência e erudição habitam lado a lado em obra de Norman C. Ellstrand sobre o papel da atividade sexual entre vegetais na composição da dieta humana

Quem olha um inocente prato de tomates picados não se dá conta de quanto o sexo foi necessário para criar aquela salada perfeita. Suas formas caleidoscópicas, pelas quais as plantas podem se relacionar sexualmente, são o carimbo que indica o quanto comida e sexo estão intimamente ligados, especialmente entre os vegetais que nos dão energia. Pois é neste caminho, ao mesmo tempo erudito, irreverente e bem humorado, que Norman C. Ellstrand constrói em Sexo na mesa da cozinha: a vida amorosa das plantas e aquilo que você come, lançamento da Editora Unesp.

“A primeira menção da Bíblia as plantas intencionalmente cultivadas para servir de alimento está carregada de drama – Vida, Nascimento e Morte; Conhecimento, Inocência e Ignorância”, escreve Ellstrand. “No capítulo seguinte do Gênesis, a dieta que a Serpente sugere a Eva dispara uma série de acontecimentos que revelará a íntima relação entre comida e sexo. A alimentação sustentável, ou seja, a vida, depende da reprodução, do nascimento e da morte de outros organismos vivos. A comida depende do sexo. O sexo depende da comida.” 

Ao longo de seis capítulos, o autor conduz o leitor a um leguminoso passeio por toda essa aventura sexual, demonstrando como desde legumes lascivos a pimentas picantes, a maior parte das calorias que alimentam a humanidade vem das frutas e sementes (produtos do sexo) ou das flores (órgãos que possibilitam o sexo entre os vegetais). Além disso, a atividade sexual também teve papel fundamental na composição da dieta humana, a partir dos casamentos botânicos artificiais, seja por meio do cultivo de plantas, seja da seleção artificial, que transformaram espécies silvestres em ingredientes domesticados.

“Precisamos conhecer nossa comida”, alerta. “Este livro é uma ferramenta para aproximar você, leitor, desse objetivo. Deixe que cada capítulo sobre comida e sexo seja como um encontro íntimo, o lento desenvolvimento de um romance duradouro com aquilo que amamos e que nos alimenta. O conhecimento científico tem de ser acessível e divertido. Vá além deste livro. Questione tudo. Não permita que suas convicções atrapalhem na assimilação de novos saberes.” E, podemos complementar, sabores. 

Sobre o autor - Norman C. Ellstrand é professor de genética na Universidade da Califórnia, no câmpus de Riverside, onde ocupa a cátedra Jane S. Johnson em Alimentação e Agricultura. É autor de Dangerous Liaisons? When Cultivated Plants Mate with Their Wild Relatives (2005).

Título: Sexo na mesa da cozinha: a vida amorosa das plantas e aquilo que você come
Autor: Norman C. Ellstrand
Tradução: Renato Prelorentzou
Número de páginas: 299 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 64,00
ISBN: 978-85-393-0809-5

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp