Programação cultural reuniu diversos temas ao longo da Feira

Notícia
Notícias
terça-feira, 18 de abril de 2023

Conferência de abertura da V Feira do Livro da Unesp:
no alto, à esquerda, Carlos Orsi; à direita, Marcelo Yamashita; abaixo, Natalia Pasternak

Além dos grandes descontos oferecidos ao público nas versões presencial e on-line, a Feira do Livro da Unesp contou com uma série de palestras, encontros e mesas-redondas. As atividades foram promovidas pelas editoras participantes e buscaram aproximar o público de autores, tradutores e outros profissionais ligados ao mundo do livro.

A abertura oficial do evento, no dia 12 de abril, foi marcada pela conferência Comunicação da ciência e combate à desinformação: O livro e a cultura livreira como instrumentos da comunicação científica. Nela, os pesquisadores Natália Pasternak e Carlos Orsi falaram sobre os desafios da divulgação da ciência num contexto de crescimento de notícias falsas. O evento foi mediado pelo assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcelo Takeshi Yamashita.

Assista à íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=pyjtCCmWpMA


No sábado, 11h, a mesa-redonda Arte do centenário e outros escritos, de Oswald de Andrade reuniu os pesquisadores Gênese Andrade, Francisco Cláudio Alves Marques e Thiago Gil Virava Mestre para discutir sobre este livro, que reúne dezoito textos escritos por Oswald de Andrade entre 1920 e 1922, e publicados na imprensa, mas boa parte deles, inédita em livro. O evento contou com promoção da Unesp (Proec, Coac e CGB) e Editora Unesp.

Thiago Gil Virava, Francisco Cláudio Alves Marques e Gênese Andrade (Fotos: Diego Moura)


Também no sábado, foi a vez da mesa-redonda A ideologia paulista e os eternos modernistas, de Francisco Foot Hardman. Nela, os professores Foot Hardman e Benedito Antunes debateram os ensaios que compõem A ideologia paulista e os eternos modernistas e desafiam o consenso fácil e a hegemonia de pensamento que, de modo geral, os eternos modernistas paulistas obtiveram no país. O evento também teve promoção Unesp (Proec, Coac e CGB) e Editora Unesp.

Francisco Foot Hardman (em pé) e Benedito Antunes


No domingo, ocorreu a mesa-redonda Do Roraima ao Orinoco: Um desafio etnográfico, tradutório e editorial. Na conferência, a tradutora de Do Roraima ao Orinoco, Cristina Albers-Franco e o antropólogo Erik Petschelies comentaram sobre o antropólogo e explorador alemão Theodor Koch-Grünberg e sua saga apaixonante pelo Brasil setentrional, em viagens pelo norte do Amazonas, entre a Venezuela e a Guiana Inglesa. O encontro também foi promovido pela Unesp (Proec, Coac e CGB) e pela Editora Unesp.

Cristina Albers-Franco e Erik Petschelies

Confira outros momentos do cardápio cultural da V Feira do Livro da Unesp:

Bate-papo Como ajudar uma pessoa com depressão, com Felippe Borges e promovido pela Blucher

Bate-papo O mal estar na civilização digital, com o psicanalista Pedro Colli Baldino de Souza Leite, promovido pela Blucher

Bate-papo A leitura na construção da alteridade, com Janaína de Figueiredo e promovido pela Aletria Editora


Bate-papo Luto à flor da pele: as tatuagens in memoriam em leitura psicanalítica e A Sobrevivência do Desejo nos Sonhos de Auschwitz, com Miriam Ximenes Pinho-Fuse e Samantha Abuleac, promovido pela Blucher

Oficina infantil de construção de personagens, com a escritora Sabrina Mascarenhas, promovida pela Aletria Editora

Bate-papo A dor e a delícia de traduzir ficção científica, com Fábio Fernandes e Leonardo Neto e promovido pela Morro Branco

Encontro com jovens escritores, sobre a experiência de publicarem seus próprios livros.
Promoção da Litterare Books Internacional

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br