Promoções da semana: cultura japonesa, cinema nacional e Paul Veyne

Notícia
Notícias
segunda-feira, 14 de junho de 2021

Bairro da Liberdade, símbolo do Japão na cidade de São Paulo (Foto: Renata Nascimento/Flickr)

A Fundação Editora da Unesp preparou grandes campanhas para esta semana do mês de junho. Como forma de homenagear grandes personalidades do mundo das letras e rememorar acontecimentos históricos notáveis, a Livraria Unesp oferece descontos que variam de 25% a 30% em centenas de obras. Confira abaixo: 

91 anos de Paul Veyne

Nascido em 13 de junho de 1930, em Aix-en-Provence, na França, Paul Veyne é um historiador e arqueólogo especializado em Roma Antiga. Seu interesse por arqueologia começou ainda na infância aos oito anos de idade, ao ver uma ânfora em um sítio celta e nas visitas que fazia ao museu arqueológico de Nimes. Lecionou na Escola Francesa de Roma, na Sorbonne e na Universidade da Provença, para, em 1975, entrar no Collège de France, onde foi titular da cadeira de história romana até 1998. Entre suas principais obras, três foram publicadas pela Editora Unesp. Em sua homenagem, os livros de sua autoria e sobre sua obra estão com 30% de desconto de 10 a 17 de junho. Confira aqui.

Dia Nacional da Imigração Japonesa

Formando enorme comunidade no Brasil, os japoneses iniciaram sua migração ao Brasil no dia 18 de junho de 1908, com a chegada no porto de Santos do navio Kasato Maru. A embarcação, vinda do porto de Kobe, em uma viagem de mais de 50 dias, trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram.

Nos primeiros sete anos de imigração japonesa, chegaram ao Brasil 3.434 famílias, ou seja, quase 15 mil pessoas. Entre 1917 e 1940, foram mais 164 mil japoneses, dos quais 75% para o estado de São Paulo. A colônia japonesa também tem forte presença nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Além das plantações de café, a comunidade buscava trabalho no cultivo de morango, chá e arroz. Hoje, no Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo. Para homenagear a data, confira uma seleção de obras que tratam dos múltiplos aspectos da cultura nipônica aqui. A promoção é válida até 21 de junho.

Dia Nacional do Cinema

Há 123 anos, no dia 19 de junho de 1898, pela primeira vez na história, foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil. As gravações foram geradas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Hoje, após 122 anos, o cinema nacional apresenta uma trajetória marcada por diversas fases, como as chanchadas, o Cinema Novo e a consagração de filmes com mais de 5 milhões de espectadores. A seleção de livros sobre o tema, com 25% de desconto, pode ser conferida aqui. A promoção é válida até 22 de junho. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br