'Rede Brasil Atual' destaca livro e debate sobre militares e ação política

Imprensa
Imprensa
quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Passagem de liderança no Comando Militar do Sudeste, neste ano. Para pesquisador, presidente está enfraquecido, o que respinga nas Forças Armadas (Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República)

A Rede Brasil Atual trouxe cobertura sobre o encontro virtual realizado pela Editora Unesp e pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp com o tema "Militares e ação política: um debate na história e na contemporaneidade". 

O portal destaca as presenças e as posições do pesquisador Paulo Ribeiro da Cunha, autor do recém-lançado Militares e militância: Uma relação dialeticamente conflituosa – 2ª edição revista e ampliada, além do professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense Eduardo Heleno de Jesus Santos e do tenente coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo Adilson Paes de Souza. 

"O professor Cunha acredita que a tendência, neste momento, é de o governo chegar ao final enfraquecido. Isso também respinga nos militares. Para ele, o episódio Pazuello contribuiu para acabar com a “aura” de estatuto moral que os militares reivindicam, de ser melhores gestores. Quase ao final do debate, o pesquisador disse acreditar que, com as recentes mudanças ministeriais, é possível que os militares passem a perder cada vez mais espaço para os políticos do chamado Centrão.

Leia a matéria completa aqui.

Assista ao debate na íntegra: 

https://www.youtube.com/watch?v=K9s5RJXKq6c

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br