Renato Ortiz e James Green debatem o livro 'O segredo das senhoras americanas' na Unicamp

Notícia
Notícias
quarta-feira, 18 de maio de 2022

Evento reuniu pesquisadores para debater o financiamento de intelectuais e artistas brasileiros durante a Guerra Fria

O pesquisador Marcelo Ridenti lançou o livro O segredo das senhoras americanas: Intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria cultural num evento presencial e on-line no Auditório Fausto Castilho, do IFCH Unicamp.

O evento fez parte da Prosa sociológica, iniciativa do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. A mesa contou, ainda, com James Green (Brown University) e Renato Ortiz (IFCH Unicamp) como debatedores e mediação do professor Fabio Querido.

Assista à íntegra do evento a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=W19rin4GMSA

Sobre o livro

Neste livro, os chamados “anos rebeldes” são tratados a partir de um ângulo muito particular, com foco na disputa internacional para ganhar corações e mentes no auge da Guerra Fria. Em meio à forte disputa por aumento das áreas de influência, no entanto, os intelectuais e artistas brasileiros não foram meras peças no tabuleiro: participaram ativamente do embate entre as grandes potências, apesar de não dominarem todas as regras do jogo nem conhecerem alguns segredos sobre o financiamento de suas atividades.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br