Resenha de 'A colonização explicada a todos' por Ramsés Pinheiro

Notícia
Notícias
segunda-feira, 25 de maio de 2020

O professor de história, Ramsés Pinheiro, dono do Instagram @ramses_homolitteris, resenhou o título A colonização explicada a todos, de Marc Ferro.

O autor aborda neste livro o processo colonizador, em especial aquele levado a cabo pela Europa no além-mar entre os séculos XVI e XX. Alicerçado nos domínios da história, o autor lança luz sobre os eventos políticos, sociais, econômicos e culturais que sustentam o colonialismo e que, assim, dão origem a novas sociedades – das quais nem todas sobrevivem. Seguindo o formato de uma entrevista, Marc Ferro responde questões como: O que é o imperialismo? Qual a ligação entre colonização e escravatura? Como estas coexistiram com o Iluminismo? Por que muitos povos se permitiram colonizar? Como se deu o movimento de liberação das nações colonizadas?

Leia abaixo a resenha escrita por Pinheiro e confira aqui o post original.

"Mais conhecido no Brasil por sua produção sobre a relação entre história e cinema, o historiador francês Marc Ferro é autor de uma vasta obra sobre História Contemporânea, sendo especialista em temáticas como Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa e história das colonizações.

Sobre este último tema, sua obra História das colonizações: das conquistas à independência (séculos XIII a XIX), publicada no Brasil pela Companhia das Letras em 1996, continua sendo a principal referência para os estudiosos deste assunto. Todavia, aqueles que porventura não estejam dispostos a encarar as quase quinhentas páginas da aludida obra, mas ainda pretendem ter uma visão geral sobre as colonizações na era moderna, indico outro livro de Ferro: A colonização explicado a todos, recentemente publicado pela @unespeditora. Nesta obra, o autor incorpora um estilo que vem sendo utilizado com sucesso por grandes historiadores como Jacques Le Goff (A Idade Média explicada aos meus filhos) e Michel Vovelle (A Revolução Francesa explicada a minha neta), apresentar um tema no qual é especialista a partir da construção de uma síntese que seja acessível ao grande público sem abrir mão dos debates históricos e historiográficos caros ao assunto abordado.

Nesta perspectiva, a leitura deste pequeno livro (apenas 190 páginas) é sobremaneira agradável a ponto de parecer que estamos assistindo a uma aula de história ministrada por Ferro que nos introduz pacientemente nas discussões sobre as colonizações iniciadas no continente americano no século XVI, passando pela expansão imperialista do final do século XIX, os debates sobre as independências americanas, a descolonização da África e da Ásia e o impacto destes processos históricos no mundo contemporâneo. Enfim, uma leitura que indico com bastante convicção não só para os historiadores de plantão, mas para todos os meus alunos e amigos que se interessam pelas discussões de História Moderna e Contemporânea, um prato cheio!"

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br