Sebastião Velasco e Cruz analisa as relações entre Estados e mercados no comércio mundial

Notícia
Notícias
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Cientista político verifica as mudanças ocorridas na pauta de conduta dos atores mais relevantes nesse processo: empresas, Estados e organizações supranacionais  

O mundo de hoje é fruto de uma série de decisões tomadas ainda com a Segunda Guerra Mundial em atividade. Decisões, inclusive, concernentes à formatação das instituições econômicas globais. Com a convicção de que o Eixo seria derrotado, os “planejadores da paz” trabalhavam para criar ferramentas que viabilizassem o reerguimento do mundo ocidental, em ruínas pelos anos de guerra. Mas qual o espírito a ser dado a esse corpo? É desse ponto de partida que o cientista político Sebastião C. Velasco e Cruz inicia sua caminhada em Estados e mercados: os Estados Unidos e o sistema multilateral de comércio, lançamento da Editora Unesp. 

O livro mostra como esse sistema, que já beira os setenta anos, passou por incontáveis mudanças, sempre com o objetivo principal de “dinamizar a economia internacional e aplacar as rivalidades entre nações, pela remoção gradual de barreiras ao comércio e pela garantia de tratamento igual ao produto doméstico e ao produto importado, quitadas as tarifas alfandegárias e respeitadas as normas de cada país”. Sempre levando em conta o papel que os Estados Unidos trouxeram, trazem e trarão à condução das ferramentas ligadas ao comércio internacional. “Não cabe falar em previsão, muito menos em profecia”, sublinha o autor. “Mas o fato de escrever sobre a construção e as mudanças no sistema multilateral do comércio no momento exato em que ele atravessava um momento crítico envolveu sempre uma dimensão prospectiva.”

Apoiado por um sólido referencial teórico, Velasco e Cruz percorre, ao longo de nove capítulos, os meandros das relações entre estados e mercados, com foco no que diz respeito à Organização Mundial do Comércio (OMC), ao Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) e, mais recentemente, aos caminhos da Rodada Doha. “As negociações da Rodada Doha estão paralisadas há anos, e vem de mais longe ainda o clamor por reformas – amplas e profundas, envolvendo a OMC como um todo, no conjunto de suas esferas”, escreve. “Mudar é preciso – todos reconhecem –, mas as reformas não prosperam, porque dependem do acordo entre os Estados-membros, e estes divergem quanto à intensidade e a direção das mudanças necessárias. Cresce, nessas circunstâncias, a sensação de crise. Mas ela não leva ao abandono da organização ou a uma ruptura dramática. Em vez disso, desenha-se uma trajetória de expectativas decrescentes que parece condenar a OMC a um futuro melancólico.”

Sobre o autor – Sebastião Carlos Velasco e Cruz é professor de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Publicou, entre outros livros, Globalização, democracia e ordem internacional (2004); Trajetórias:capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia (2007), O Brasil no mundo: ensaios de análise política e prospectiva (2010), Os Estados Unidos no desconcerto do mundo: ensaios de interpretação (2012) e Linhas cruzadas sobre as relações entre os Estados Unidos e a Alemanha (2016).

Título: Estados e mercados: os Estados Unidos e o sistema multilateral de comércio
Autor: Sebastião C. Velasco e Cruz
Número de páginas: 317
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-393-0703-6     

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp