Último livro de Le Goff examina nosso hábito de dividir a história em pedaços

Notícia
Notícias
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ensaio do grande renovador da historiografia moderna, morto em 2014, discute o significado da periodização para a prática intelectual do Ocidente e mostra que este não é um ato inocente

Último livro de Le Goff examina nosso hábito de dividir a história em pedaços

A história deve ser dividida em pedaços?, lançamento da Editora Unesp, é o último livro escrito por um dos maiores historiadores do século XX, provavelmente o maior nome da historiografia francesa desde Fernand Braudel, a quem sucedeu na École Pratique d’Hautes Études. Falecido em 2014, aos 90 anos, Jacques Le Goff examina neste ensaio o que a periodização trouxe para a prática social e intelectual do Ocidente. Trabalhando com as relações entre a Idade Média e o Renascimento, ou com aquilo que nós normalmente denominamos como tais, acaba por demonstrar que “periodizar a história é um ato complexo, carregado ao mesmo tempo de subjetividade e de esforço para produzir um resultado aceitável para o maior número de pessoas”.

Ou seja, discute a ideia de que nosso necessário hábito de dividir a história em períodos ou eras não é um ato neutro ou inocente ou um mero fator cronológico, mas a perspectiva de uma época em relação a outra. E, coerentemente para quem foi um dos responsáveis por renovar a visão do Ocidente sobre o que se denominou Idade Média, acaba por reforçar ainda mais uma imagem de dinamismo e criatividade para o período que vai da Antiguidade (do século III ao VII) até a metade do século XVIII. Sim, pois, se discute os valores produzidos por determinadas periodizações da História, Le Goff também provoca e oferece ao leitor novas percepções para a dinâmica e complexa caminhada da humanidade ao longo dos séculos. Para isso, mostra como foram criadas as diferentes formas de conceber as periodizações, as rupturas e os modos de pensar a história, colocando em evidência as características de um amplo conjunto de ações humanas sobre esse longo período. 

E, ao questionar a divisão em períodos, abre caminhos também para novas reflexões sobre histórias globalizadas. Isto porque, argumenta, a periodização só pode ser aplicada a campos de civilização limitados, e agora temos o desafio de encontrar as relações de regiões e culturas para, em seguida, estudar os processos de organização que irão surgir.

Como afirma o próprio autor, “nem tese nem síntese, este ensaio é o resultado de uma longa pesquisa: uma reflexão sobre a história, sobre os períodos da história ocidental, no centro da qual a Idade Média é minha companheira desde 1950”.

Sobre o autor - Jacques Le Goff (1924 – 2014), um dos mais reconhecidos medievalistas de todos os tempos e expoente da Escola dos Annales, foi diretor na École des Hautes Études em Sciences Sociales. É autor de 40 livros, dos quais a Editora Unesp publicou Por amor às cidades(1998) e Uma vida para a história (2007).

TítuloA história deve ser dividida em pedaços?
Autor: Jacques Le Goff
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 149
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-393-0594-0


Assessoria de Imprensa da Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom